O juiz federal em exercício na 9ª Vara, Ruy Dias de Souza Filho, recebeu na tarde desta segunda-feira, comissão formada por representantes da população afetada pelo naufrágio da embarcação no porto de Vila do Conde, ocorrido no dia 06 de outubro, em Barcarena, no Pará.
Participaram do encontro Petronildo Progênio Alves, membro do grupo de trabalho das comunidades afetadas, Domingos Teles de Assunção, representante dos moradores de Abaetetuba e Lucimar Faustino Felipe, do Instituto ambiental de Barcarena. Acompanharam a comitiva a vereadora Marinor Brito (PSOL) e os deputados Edmilson Rodrigues (PSOL) e Arnaldo Jordy (PPS). Também estiveram presentes o procurador da República, Ubiratan Cazetta e o defensor público do Estado, Daniel Lobo.
No encontro, a comissão expôs as dificuldades enfrentadas pela população após o acidente, como problemas de saúde, mau cheiro e o impacto negativo no turismo e na economia local.
O magistrado explicou que o pedido liminar tratado na ação cautelar não será apreciado antes que seja examinada a documentação relativa às alegações da Companhia de Docas do Pará (CDP) e da Norte Trading Operadora Portuária. Ressaltou que o pedido versa somente sobre medidas urgentes e imediatas julgadas essenciais para o futuro da ação principal que deverá ser ajuizada pelo Ministério Público Federal dentro de 30 dias.
Após a decisão liminar, o processo continuará a ter tramitação normal, as partes serão intimadas acerca da decisão e será aberto prazo para contestação.