A juíza federal Carina Senna, diretora do Foro da Seção Judiciária do Pará, apresentou nesta sexta-feira (20) as congratulações da Justiça Federal ao Comando da Ala 9 pelo transcurso do 145º aniversário do marechal do ar Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica.
A magistrada participou de solenidade alusiva à data, realizada na Base Aérea de Belém e presidida pelo coronel Felipe do Souto de Sá Gille, que substituiu o comandante da Ala 9, brigadeiro Ricardo José Freire Campos, que se encontra em viagem fora do Estado. Durante o evento, foi conferida a Medalha Mérito Santos Dumont a vários oficiais da Aeronáutica.
Na ordem do dia, lida no decorrer da cerimônia, o tenente brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, comandante da Aeronáutica, referiu-se ao Patrono como um “exemplo de dedicação, perseverança, desprendimento, generosidade e idealismo. Santos Dumont foi acima de tudo um sonhador e com persistência e entusiasmo transformou a história da aviação e da humanidade.”
O comandante destacou ainda ser imprescindível “que a sociedade brasileira esteja consciente da imprescindibilidade de um poder aéreo com capacidade dissuasória em um país de dimensões continentais, grande quantidade de riquezas inexploradas, baixa densidade populacional e escassos meios de comunicações. Não há país forte sem forças armadas fortes.