Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/07/2022 10:00 -

Justiça Federal da 1ª Região expõe práticas inovadoras durante encontro do Inova Norte, promovido em Belém pelo CNJ

Justiça Federal da 1ª Região expõe práticas inovadoras durante encontro do Inova Norte, promovido em Belém pelo CNJ

Presidentes, magistrados, magistradas e profissionais que atuam nos diversos segmentos do Poder Judiciário no Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins participaram nesta segunda-feira (25), no Tribunal de Justiça do Estado (TJPA), em Belém, do Inova Norte, que busca disseminar a cultura da inovação e das boas práticas nos órgãos do Judiciário da Região Norte. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento pretendeu incentivar o desenvolvimento dos laboratórios de inovação e apresentar as soluções desenvolvidas para aprimorar a prestação jurisdicional nos estados do Norte do país.

A reunião contou com as presenças da corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura; da presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; da coordenadora do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), Salise Sanchotene, e da juíza federal auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Marques Peres, que atua na Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica - SEP/CNJ.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que tem jurisdição sobre o Pará e mais 12 Estados, além do Distrito Federal, esteve representado pela desembargadora Mônica Sifuentes, corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região. Além dela, compareceram o juiz federal em auxílio à Corregedoria, Náiber Pontes de Almeida, o secretário-geral da Presidência do TRF1, juiz federal Rodrigo de Godoy Mendes, e a diretora do Foro da Seção Judiciária do Pará, juíza federal Alcioni Escobar da Costa Alvim.

Ao abrir o Inova Norte, a ministra Maria Thereza destacou que o engajamento de magistrados e servidores é essencial na adoção de novos olhares sobre a utilização da tecnologia em benefício da coletividade, contribuindo para tornar a jurisdição mais humana e solidária. A magistrada acrescentou ainda que práticas inovadoras, como as compartilhadas durante o evento, contribuem para a introdução de novas alternativas que melhoram a eficácia e eficiência dos serviços prestados pelo Poder Judiciário e facilitam o acesso da população à Justiça.

Lucy e Sirea - O juiz federal Náiber Almeida fez uma exposição sobre a Assistente Virtual Lucy e o Sistema de Requisição de Pagamento Ágil (Sirea), duas práticas inovadoras implantadas pelo TRF1 na Justiça Federal da 1ª Região. Criada para agilizar o processo de assistência ao jurisdicionado, reduzindo o tempo de atendimento de modo a refletir em maior produtividade, a Lucy esclarece dúvidas frequentes e oferece suporte imediato ao jurisdicionado. A ferramenta foi implementada após um mapeamento das principais perguntas feitas pelos usuários, tornando o atendimento mais ágil e informatizado e reduzindo tempo de assistência ao cidadão por outros canais disponibilizados.

O Sirea, conforme demonstrou o magistrado, foi lançado em março deste ano e tem a finalidade de otimizar a tramitação das demandas coletivas, na fase de cumprimento de sentença e execução, e dinamizar a expedição dos ofícios requisitórios (precatório e RPVs). O sistema também permite a integração com o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e atende o princípio da duração razoável do processo, uma vez que desburocratiza trâmites desnecessários, reduzindo de forma expressiva o período de tramitação processual.

Outros projetos inovadores foram apresentados durante o Inova Norte, entre eles a Inteligência Artificial de Indexação de Processos (Índia), do TJPA; a utilização de Lean Inception para criação de protótipo de Vara do Trabalho no contexto do Juízo 100% Digital, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá); o Assistente Digital, no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Acre e Rondônia); o Fórum Digital, no âmbito da Justiça do Estado de Rondônia; e iniciativas desenvolvidas na Justiça do Amazonas para facilitar o acesso, ao Poder Judiciário, de populações que residem em áreas remotas do interior.

O Inova Norte também permitiu que magistrados e servidores participassem de duas oficinas. Uma delas, sobre Inovação Social de Propósito, foi ministrada por Ébio Machado, servidor do Ateliê de Inovação do Tribunal de Justiça do Paraná. A outra, que abordou o tema Inovação e Metodologias: Design Thinking, foi ministrada pela coordenadora do Laboratório de Inovação - iJuspLab na Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo, Elaine Cestari.


95 visualizações