Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/09/2018 14:00 -

Justiça Federal doa recipientes para o Banco de Leite Humano da Santa Casa

Justiça Federal doa recipientes para o Banco de Leite Humano da Santa Casa

A Justiça Federal entregou à Santa Casa de Misericórdia do Pará 35 recipientes que serão utilizados no armazenamento de leite humano para consumo de centenas de bebês que nascem no hospital. As doações foram feitas por magistrados, servidores, terceirizados e jurisdicionados.

Os doadores aderiram à campanha “O frasco que você doa pode salvar vidas”, lançada pela Diretoria do Foro através do Programa de Gestão em Qualidade de Vida e Trabalho. Durante o ato de entrega, a Justiça Federal foi representada por Fernando Augusto Silva de Lima, supervisor da Seção de Vigilância e Transportes (Sevit), unidade subordinada ao Núcleo de Administração de Serviços Gerais (Nuasg) da Seção Judiciária do Pará.

O cabo Carlos André Piedade dos Santos, do Corpo de Bombeiros, que veio à Justiça Federal para receber os recipientes, disse que a corporação colabora com a Santa Casa de Misericórdia coletando diariamente o leite materno doado ao hospital. “Essa tarefa ficou com os Bombeiros pela maior facilidade que temos em circular nos vários bairros de Belém, inclusive em locais de difícil acesso”, explicou o militar.

Cadastro - Em seu site, a Santa Casa disponibiliza um formulário para o cadastramento de doadoras. O leite será analisado e posteriormente utilizado por bebês internados na neonatologia, cujas mães não produzem leite em quantidade suficiente ou não poderão amamentá-los. A maioria das crianças é prematura.

Criado em 1987, o Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará é um dos maiores do país, segundo informa o hospital, e tem se notabilizado por iniciativas permanentes que incentivam o aleitamento materno, bem como a coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do excedente de leite humano das doadoras, incluindo mães de recém-nascidos que não podem mamar.

No ano de 2013, de acordo com relatório da instituição, o Banco de Leite foi o responsável pela coleta e distribuição de leite para cerca de 900 bebês internados na Santa Casa de Misericórdia. Os recém-nascidos prematuros são a maioria do público beneficiado.

Em 2002, o Banco de Leite foi homenageado pela Rede Nacional de Bancos de Leite Humano como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em favor da saúde da mulher e da criança no Brasil. No ano seguinte, ganhou o reconhecimento do Ministério da Saúde. Em 2012, teve sua atuação ressaltada por ter contribuído para a manutenção da qualidade da informação registrada no Sistema de Informação da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, no período de 2008 a 2011.


68 visualizações