A coordenadora do Juizado Especial Federal no Pará, juíza federal Carina Senna, discutiu na tarde desta quarta-feira (14) com o vice-almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva, comandante do 4ª Distrito Naval, um projeto de parceria entre a Justiça Federal e a Marinha para a realização de um juizado itinerante em cerca de dez municípios da região do Marajó, no primeiro semestre do próximo ano.
Durante a visita de cortesia ao vice-almirante, a magistrada, que também está exercício da diretoria do Foro, parabenizou a Marinha do Brasil pelo transcurso do Dia do Marinheiro, transcorrido nesta terça-feira (13), e destacou a grande importância do estreitamento das relações entre o Judiciário e outras instituições, inclusive as Forças Armadas. "A Justiça Federal, que no passado foi muita fechada, felizmente tem evoluído nos últimos anos no sentido de tornar-se aproximar-se de outras instituições, inclusive no âmbito dos Estados", disse a juíza.
O vice-almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva expôs rapidamente o trabalho que o 4ª Distrito Naval vem desenvolvendo nos Estados do Pará e Amapá, sobretudo na área de assistência à população ribeirinha. De acordo com o comandante, o navio auxiliar "Pará", equipado e estruturado para prestar até mesmo atendimento médico, já participou de ações itinerantes em que foram feitos mais de mil atendimentos na região do Marajó.
Tanto a diretor do Foro como o comandante do 4º Distrito Naval concordaram que um juizado itinerante, como o que pretende realizar a Justiça Federal, é de grande relevância para atender a população carente, que mora à margem dos rios e encontra grandes dificuldades para receber benefícios previdenciários como auxílio-doença, aposentadoria rural, auxílio-maternidade e pensão por morte, entre outros.
*****************
Na foto, o diretor do Núcleo de Apoio aos Juizados, Elielson Allan Maia Pereira; o capitão Ricardo Jaques; a juíza federal Carina Senna; o vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva; e a tenente Samara Ayan