Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/10/2006 18:10 -

Justiça Federal e Ministério Público Federal abrem Semana do Servidor

Justiça Federal e Ministério Público Federal abrem Semana do Servidor

Foto 1
Felício e Osmane: maior interação entre MPF e Justiça Federal
Foto 2
Funcionários do MPF e da Seccional na abertura da Semana
Foto 3
Rabelo: dignidade no trabalho vai além da boa remuneração

Mesa-redonda sobre Violência doméstica, palestras sobre a relação entre pais e filhos e segurança digital, além de exposição de talentos, são atividades que compõem a programação da Semana do Servidor, aberta na tarde desta segunda-feira, 23, e que será desenvolvida em conjunto pela Seção Judiciária do Pará e pela Procuradoria da República no Pará (PRPA). A programação foi elaborada pelo Programa de Gestão de Qualidade de Vida e Trabalho (PGQVT) da Justiça Federal e pela Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) do Ministério Público Federal.

Na solenidade de abertura da Semana, o juiz federal Osmane Antônio dos Santos, titular da 5ª Vara e vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) na 1ª Região, destacou que a comemoração conjunta da data que homenageia os servidores demonstra ser possível uma sintonia mais fina entre a Justiça Federal e o MP.

“Na Ajufe, tenho defendido sempre que essa parceria, essa harmonia são imprescindíveis. Nós precisamos um do outro, tanto o MPF precisa da Justiça Federal como a Justiça Federal precisa do MPF. Essa interação não deve ser apenas no âmbito institucional, mas no campo pessoal, uma vez que juízes e procuradores precisam dos servidores para bem desenvolver seu trabalho, e vice-versa”, ressaltou o magistrado.

O procurador-chefe da Procuradoria da República, Felício Pontes Jr., mostrou na prática a relevância do servidor para o bom funcionamento de uma instituição como o MPF. As estatísticas apontam, segundo o procurador, que até o final deste ano o volume de processos que tramitará no Ministério Público Federal será muito maior do que no ano passado.

Mesmo com essa enorme sobrecarga de trabalho, ressaltou Felício, não houve qualquer prejuízo para o funcionamento da instituição, sobretudo no que se refere ao cumprimento de prazos. “Quando se considera que o volume de processos aumentou brutalmente e o quadro de pessoal continua o mesmo, isso revela a dedicação dos servidores, cujo empenho garantiu que não houvesse qualquer abalo na reputação e no funcionamento do MPF”, afirmou o procurador.

Mestrando em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o servidor do MPF Paulo Rabelo abordou, como primeiro palestrante da Semana, o tema “O princípio da dignidade da pessoa humana e o servido público: uma crônica do cotidiano”.

Após fazer uma abordagem histórica do conceito de dignidade num período que abrangeu da Grécia antiga até ser aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Paulo mostrou que a construção da dignidade no âmbito do serviço público vai muito além da observância estrita das normas contidas no estatuto que orienta a conduta dos funcionários públicos. É preciso, segundo o palestrante, muito mais: o senso ético, a interação no ambiente de trabalho, a motivação pessoal e a identificação e a sintonia com o órgão em que cada um atua. “Por isso é que eu só falto apanhar no movimento sindical quando digo que, para a dignidade do servidor, não basta apenas a boa remuneração”, resumiu Paulo Rabelo.

A Semana do Servidor continua nesta terça-feira, no auditório da PRPA, com palestra sobre Depressão e estresse”, às 17h30. Na quarta-feira, 25, haverá no auditório da Seção Judiciária, a partir das 17h, uma mesa-redonda sobre violência doméstica. Para a quinta-feira, 26, está programada a palestra sobre o tema “Pais & Filhos: os limites da tirania”, a partir das 17h30. Em seguida, às 18h, haverá exposição de talentos e coquetel. Para sexta-feira, 27, terá seguimento a exposição de talentos, das 10h às 16h, e posteriormente uma palestra sobre “Segurança Pessoal e Segurança Digital”. À noite, haverá a apresentação da “Bandalheira”, o grupo musical da PRPA. No sábado, 28, a partir das 8h, a Semana do Servidor será encerrada com café-da-manhã e caminhada no Bosque Rodrigues Alves.


56 visualizações