Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/11/2022 10:00 -

Justiça Federal no Pará encaminha ampliação de usinas operadas à base de energia solar

Justiça Federal no Pará encaminha ampliação de usinas operadas à base de energia solar

A implantação do sistema de energia solar na Justiça Federal da 1ª Região, que abrange o Pará e mais 12 unidades da Federação, foi um dos temas abordados no Encontro de Planejamento e Gestão de Obras da Justiça Federal, que ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília (DF). Em Belém e Santarém, a Justiça Federal já conta com usinas fotovoltaicas em funcionamento desde o ano de 2019. No momento, encontram-se em fase de ativação pela concessionária de energia as usinas da Capital (ampliação) e das Subseções Judiciárias de Marabá e Altamira.

Durante o evento, o coordenador do Comitê Técnico de Obras (CTO) da Justiça Federal da 1ª Região (JF1), Luciano Lopes de Paula, e sua equipe de trabalho, composta por servidores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e também das seccionais, ressaltaram as principais vantagens proporcionadas pelo uso das usinas fotovoltaicas. O diretor da Secretaria Administrativa (Secad) da Justiça Federal no Pará, José Luiz Miranda Rodrigues, também esteve presente.

Diante do sucesso do investimento pioneiro da SJMT, bem como das expectativas vantajosas nas usinas no Pará, então em execução, o TRF1, por meio da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor), solicitou ao CJF a criação da ação orçamentária “Implantação de Sistema de Energia Solar na Justiça Federal da 1ª Região (JF1)” com o objetivo de consolidar a implantação na 1ª Região e a finalidade principal de reduzir as despesas de energia elétrica, além da utilização de energia limpa e sustentável com grandes possibilidades de ampliações futuras.

Duas usinas - No Pará, a implementação de usinas que operam à base de energia solar teve início em 2018, na gestão da juíza federal Carina Senna como diretora do Foro. Inicialmente, a Subseção de Santarém, então dirigida pelo juiz federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho, atual diretor do Foro, abriu processo administrativo que levou, em seguida, a Secretaria Administrativa (Secad), em Belém, a adotar providências para a disponibilização dos recursos necessários à execução do projeto.

Posteriormente, em setembro daquele ano, a Seção Judiciária obteve autorização e recursos orçamentários no montante de R$ 1.722.000,00, oriundos do TRF da 1ª Região, para a implantação de duas usinas, uma para funcionar com 320 módulos fotovoltaicos em Belém, outra com 800 em Santarém.

As duas unidades, que utilizam energia limpa em instalações físicas que somam 22.000m² - 19.000m² no edifício-sede, em Belém, e 3.000m² no prédio da Subseção de Santarém foram inauguradas em maio de 2019, em solenidade que contou com as presenças do então presidente do TRF1, desembargador Carlos Moreira Alves, e da juíza federal Carina, que na ocasião era a diretora do Foro da Seccional.

Com informações da Ascom do TRF1.


72 visualizações