Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/12/2018 14:00 -

Justiça Federal no Pará já dispõe de revista eletrônica

Justiça Federal no Pará já dispõe de revista eletrônica

Magistrados, servidores, estagiários e terceirizados da Seção Judiciária do Pará participaram, na quinta-feira (13), de um jantar de confraternização de final de exercício. Durante o evento, a Diretoria do Foro lançou a revista eletrônica Ver-o-Direito, que passará a ter duas edições por ano e veiculará artigos de natureza técnico-científica. A publicação ficará permanentemente disponível, inclusive para o público externo, no portal da Justiça Federal. Para acessar o primeiro número, clique aqui.

“Em 50 anos, a Seção Judiciária tornou-se uma das mais importantes e bem estruturadas em toda a 1ª Região, inclusive porque sua jurisdição alcança um estado de dimensões continentais como o Pará, o segundo em extensão territorial da Amazônia e do País. Essas circunstâncias, haveremos de convir, são mais do que suficientes para justificar que a Seccional do Pará tenha a sua própria revista técnico-científica”, diz a juíza federal Carina Senna, diretora do Foro, no editorial que apresenta a Ver-o-Direito, denominação que se inspirou em Ver-o-Peso, a maior feira de Belém e um dos principais cartões postais da cidade.

Em seu primeiro número, a Ver-o-Direito apresenta, entre outros, artigos que abordam métodos adequados de solução de conflitos, os fundamentos dos Direitos Humanos,, descarte de autos findos, Justiça Itinerante e restituição de PIS/Confins e controle de convencionalidade. A revista contém ainda sentenças cíveis e criminal prolatadas a partir de julho deste ano e que foram objeto de de matérias jornalísticas disponíveis no portal da Seccional do Pará.

Além da juíza Carina Senna, integram o Conselho Científico da revista os juízes federais José Airton de Aguiar Portela, Camila Martins Tonello e Paulo Máximo de Castro Cabacinha, todos da Seccional do Pará. Os membros externos são: Ana Paula Martini Tremarin Wedy (juíza federal em Lajeado-RS), Emília de Fátima da Silva Farinha Pereira (professora da Faculdade Estácio), Gabriel de Jesus Tedesco Wedy (juiz federal do Rio Grande do Sul), Evanilde Gomes Franco (professora da Unama), Jaiza Maria Pinto Fraxe (juíza federal do Amazonas), Luciana Costa da Fonseca (professora do Cesupa), Lucivaldo Vasconcelos Barros (professor Associado da UFPA), Patrícia Kristiana Blagitz Cichovski (professora do Cesupa), Reynaldo Soares da Fonseca (ministro do Superior Tribunal de Justiça) e Zulmar Antonio Facchin (doutor em Direito Constitucional pela UFPR).

Compõem a Coordenação Técnica da Ver-o-Direito a juíza federal Carina, André Peres Guerreiro (responsável pela capa, edição e projeto gráfico), Jocelice Bastos de Senna (revisora), Ewerton da Costa Vaz (diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação) e Paulo Bemerguy (supervisor da Seção de Comunicação Social).

Agradecimentos - Durante a confraternização, a diretora do Foro agradeceu a magistrados, à Secretaria Administrativa e a todos os núcleos que integram a Seccional e demais setores da Justiça Federal em Belém e nas subseções que funcionam em oito municípios do interior - Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal, Redenção, Paragominas, Tucuruí e Itaituba.

Agradeceu ainda a estagiários e colaboradores de empresas terceirizadas e mencionou nominalmente servidores que diretamente têm atuado no planejamento e na organização de vários eventos ao longo do segundo semestre deste ano, como o Dia do Servidor (realizado num clube campestre próximo a Belém), a visita da Imagem Peregrina de Nossa de Nazaré e a própria festa de confraternização de final de exercício.

Carina Senna anunciou que, no próximo ano, será reinaugurada a Casa Rosada, prédio anexo que tem relevante valor histórico para a Seccional, porque foi a primeira sede própria onde a Justiça Federal passou a funcionar no Pará, em maio de 1974. O local, depois de concluídas as reformas, vai abrigar restaurante e espaço ecumênico.

“Implementaremos também a ginástica laboral, que agregará avaliação mensal com bioimpedância, avaliação postural, pilates funcional, palestras motivacionais, além de eventos que ocorrerão ao longo do ano, tudo isso com o objetivo de promover um conjunto de ações interligadas que beneficiem a saúde e favoreçam o bem-estar dos magistrados e servidores, no ambiente de trabalho e fora dele”, anunciou a magistrada.

Vários brindes foram sorteados durante a confraternização, que também contou com a participação do Madrigal Vitória-Régia e do violinista Feliphe Bruno Cardoso, do Conservatório Carlos Gomes. O apoio foi da Caixa Econômica Federal e do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal dos Estados do Pará e Amapá (Sindjuf-PA/AP).

Ainda como parte da programação natalina de final de ano, serão entregues nesta quarta-feira (19), no auditório da Seccional, cartões-presentes aos colaboradores de empresas terceirizadas.


66 visualizações