A Justiça Federal começou nesta quarta-feira (2), em Belém, a testagem para detecção de Covid-19 exclusivamente em magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e, eventualmente, familiares de todos os que atuam na Seção Judiciária do Pará. Os testes vão se estender até amanhã, das 9h às 15h, numa iniciativa da Diretoria do Foro, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).
Para operacionalizar a campanha, a Sespa disponibilizou 200 testes para cada dia. A testagem está sendo feita no auditório, por uma equipe de técnicos designados pela Secretaria. Os resultados são entregues aos interessados (que aguardam no hall do auditório) entre 10 e 15 minutos após se submeterem ao procedimento.
O diretor do Foro da Seção Judiciária do Pará, juiz federal José Airton de Aguiar Portela, ressaltou a parceria entre a Justiça Federal e a Sespa, neste momento em que a Covid está na terceira onda, agora com a predominância da variante ômicron, considerada de alta transmissibilidade. “Nós agradecemos à Secretaria de Saúde por ter reconhecido a importância de fazermos a testagem nestes dois dias. Isso é fundamental para garantir a segurança de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, como também do público em geral, que, muito embora em número restrito, precisa comparecer presencialmente ao prédio para resolver assuntos de seu interesse”, avaliou o magistrado.
O diretor da Secretaria Administrativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues, também reforçou a importância da testagem como medida preventiva contra a disseminação da Covid. “Pelo número de pessoas que estão comparecendo neste primeiro dia, podemos aferir a oportunidade da realização dessa campanha. Destaco, inclusive, o apoio do Núcleo de Bem-Estar Social (Nubes), que cuidou dos detalhes para a operacionalização da campanha, como também do Núcleo de Administração de Serviços Gerais (Nuasg), que coordenou, através da Seção de Vigilância e Transporte (Sevit) e da Seção de Serviços Gerais (Seseg) toda a estrutura para possibilitar a testagem”, acrescentou o diretor.
Gripe - No final de junho de 2020, poucos meses após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar as infecções pelo coronavírus Covid-19 como uma pandemia, a Seção Judiciária do Pará, também sob a coordenação do Nubes, realizou em Belém uma campanha de vacinação que imunizou magistrados, servidores e seus respectivos dependentes, além de estagiários e terceirizados, contra o agente viral H1N1-CEPA 2020 e contra o sarampo e tríplice viral.
A campanha foi feita no sistema drive-thru, que funcionou no estacionamento do prédio-sede da Seção Judiciária, no bairro do Umarizal, garantindo maior proteção às pessoas que foram vacinadas. Foram disponibilizadas cerca de 200 doses da vacina contra Influenza e 290 de Tríplice Viral.