A Justiça Federal recebeu da Universidade Federal do Pará (UFPA), Polo de Tucuruí, os projetos de engenharia que tratam da reforma e ampliação da nova sede da Subseção Judiciária no município, que agora terá seu funcionamento em moderno prédio localizado na Vila Permanente da Eletronorte.
Tendo em vista a necessidade de uma sede própria para as instalações da Justiça Federal em Tucuruí, que atualmente funciona em prédio alugado pertencente à Faculdade Gamaliel, o juiz federal Hugo Abas Frazão, diretor da Subseção, e a juíza federal Carina Cátia Bastos de Senna, diretora da Seção Judiciária do Pará, firmaram duas parcerias institucionais importantes.
A primeira, formalizada com a Eletronorte/Eletrobrás, possibilitou que a Justiça Federal recebesse em doação dois imóveis da empresa estatal para abrigar servidor de sede à Subseção no município. Os prédios, antes denominados como Casa Eficiente e prédio da Segurança Patrimonial, estão localizados em um dos locais mais acessíveis da cidade de Tucuruí e região (a apenas 15 metros da rodoviária da Vila Permanente), em uma área bastante arborizada e aprazível.
A segunda parceria foi firmada com a UFPA visando à realização de uma cooperação entre as instituições para a elaboração dos projetos de engenharia da reforma e ampliação dos espaços doados, assim como do orçamento global para a execução desta demanda, sem qualquer ônus financeiro para a Justiça.
O juiz federal Hugo Abas Frazão explicou que a parceria com a Universidade foi viabilizada por meio da atuação Empresa Júnior “Esquadro Projetos e Consultoria”, criada em 2017, integrada por alunos e docentes das Faculdades de engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e da Computação, e coordenada pelo professor-doutor Aarão Lima Neto.
Para que todos os projetos complementares fossem elaborados, contou-se com a colaboração da professora-doutora Fernanda Gouveia (docente da UFPA), dos discentes de Engenharia Civil Alan Lima, Juliene Silva Araújo e Jaqueline dos Santos, da empresa MK Engenharia - Soluções e Projetos e do técnico de TI (Tecnologia da Informação) da UFPA Luiz Carlos Barbosa.