Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/02/2023 09:00 -

Justiça Federal recebe doação de quadros produzidos por estudante e oficial de justiça aposentado

Justiça Federal recebe doação de quadros produzidos por estudante e oficial de justiça aposentado

A Seção Judiciária do Pará recebeu nesta terça-feira (07), a título de doação, duas obras de arte que vão enriquecer o seu centro de memória, que será futuramente instalado e vai retratar a trajetória da Justiça Federal no Estado, desde a sua implantação, em 1967, até os tempos atuais. Os quadros foram doados por seus autores, a estudante Karina de Sousa Pereira, 12 anos, e o oficial aposentado Boanerges Nunes Lobato.

No ato de doação, em que estiveram presentes o diretor da Secretaria Administrativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues, e a supervisora do Serviço de Biblioteca, Eliete de Sousa Pereira, mãe de Karina, o diretor do Foro, juiz federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho, ressaltou a qualidade dos trabalhos e a relevância de ambos, um deles por expressar a exuberância da Amazônia, e o outro por retratar um momento histórico envolvendo a Justiça Federal no Pará.

Karina disse que produziu o quadro, uma tela de 100cmx60cm, atendendo a pedido da juíza federal Alcioni Escobar da Costa Alvim, que já atuou no Pará por sete anos e exerceu a função de diretora do Foro de junho a agosto de 2021, quando foi colocada à disposição do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, para atuar como juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal. “No meu trabalho, eu costumo utilizar a natureza e os animais para conscientizar sobre a importância da preservação da Amazônia e a valorização da nossa fauna e flora”, descreveu a estudante.

Momento histórico - Lobato, que ingressou na Justiça Federal em 1980 e se aposentou em março de 1994, fez a doação da cópia de um quadro em que ele registrou manifestação de indígenas da etnia Kayapó, no início da década de 1990, em frente à Casa Rosada, o histórico prédio situado na Avenida Generalísimo Deodoro, que a partir de 1972 passou a ser a primeira sede própria da Justiça Federal no Pará, até a instituição mudar-se, em 1994, para suas instalações atuais, na Rua Domingos Marreiros, no bairro do Umarizal.

A juíza federal Alcioni Alvim confessou-se comovida com o gesto da estudante de fazer a doação de um de seus trabalhos para a Seção Judiciária do Pará. “Eu gostaria de expressar o nosso agradecimento à Karina e registrar o seu imenso talento, a sua extrema generosidade em oferecer essa obra à Justiça Federal. Na pessoa dela, homenageio todos os paraenses, as crianças paraenses, os jovens paraenses que despontam para as artes, as ciências, a tecnologia e para as mais diversas áreas do conhecimento. A obra da Karina é maravilhosa, porque engrandece o nosso espaço, que representa o espaço de todos os brasileiros, de todos os amazônidas. A Amazônia é a nossa casa, e assim deve ser cuidada”, disse a magistrada.


70 visualizações