Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/09/2011 19:30 -

Justiça Federal recebe imagem peregrina da Virgem de Nazaré

Justiça Federal recebe imagem peregrina da Virgem de Nazaré

Veja as fotos

Servidores, magistrados da Justiça Federal, seus familiares e empregados de empresas terceirizadas que prestam serviços à Seccional receberam nesta quinta-feira (15) a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, em meio a uma Missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Cláudio Pighin. Para marcar a presença da imagem, foi montada no hall do auditório uma exposição de mantos da Virgem de Nazaré.

Ao chegar ao portão que dá acesso ao estacionamento do edifício-sede da Justiça Federal, a imagem foi conduzida até a entrada do prédio pelos servidores Marcus Vinícius Monteiro Martins e Ruth Elenice Barbosa de Mello, da 9ª Vara, e por Paulo Vicente Fernandes Galende e Esther Dolores de Parijós Galende, ambos oficiais de justiça. O diretor do Foro, Daniel Santos Rocha Sobral, recebeu a imagem e a levou até o auditório, onde foi celebrada a missa.

Na homilia, o padre Cláudio Pighin, ao lembrar que hoje a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora das Dores, ressaltou que Maria de Nazaré deve ser lembrada e venerada como um modelo de cristã não apenas porque deu à luz o Salvador, mas porque sempre demonstrou coragem e nunca se deixou abater, inclusive nos momentos em que seu Filho sofreu a pior das mortes, pela crucificação, após ter sido preso, humilhado e torturado.

O sacerdote destacou ainda que Maria de Nazaré, como primeira cristã, deixou outras lições. Ressaltou que ela foi uma mulher simples, humilde, uma cidadã anônima de seu tempo, mas que se mostrou à altura da missão que lhe foi confiada. “Ela correu até o risco de ser apedrejada, como ocorria naquele tempo com mulheres que tinham filhos fora do matrimônio, mas nem isso a amedrontou”, disse o padre Cláudio Pighin. Segundo ele, práticas de vida cristã como as demonstradas pela Mãe de Jesus representam um testemunho vivo da obediência ao Evangelho que Jesus pregou.

Na procissão do ofertório, servidores – inclusive aposentados –, magistrados e outros colaboradores da Justiça levaram ao altar elementos que fazem parte dos ritos sacramentais e outros indispensáveis nas rotinas do Poder Judiciário, como é o caso dos autos de um processo, levado pelo servidor Felipe Bastos Guimarães, também integrante da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.

Depois da missa, o juiz federal Daniel Sobral ressaltou que a recepção à imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré às instalações da Seccional do Pará expressa a comunhão do Judiciário Federal no Pará com o Círio de Nazaré, a maior celebração de fé da comunidade católica no Estado. “Esse é sempre um momento especial de congraçamento, em que suspendemos nossas atividades, ainda que por alguns momentos, para prestar nossa homenagem à Virgem de Nazaré”, disse o diretor do Foro.


68 visualizações