Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

11/09/2015 14:00 -

Justiça Federal recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no dia 16 de setembro

Justiça Federal recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no dia 16 de setembro

A Justiça Federal receberá às 15h do dia 16 de setembro, quarta-feira, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, durante missa que será celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiciocese de Belém, dom Irineu Roman. O evento, que integra a Seccional do Pará às festividades do Círio de Nazaré, foi confirmado durante encontro entre o diretor do Foro, juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, e o coordenador da Festa, Jorge Xerfan Neto. Esta será a terceira vez que ocorre a visitação da imagem peregrina à Seccional. A primeira foi em 2007 e a segunda, em 2011.

Maior manifestação dos católicos do Pará, o Círio se realiza no segundo domingo de outubro e tem reunido nos últimos anos mais de 1,5 milhão de pessoas, conforme levantamentos do Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA). Além de seu significado religioso, a procissão também reúne elementos que já se inscreveram entre algumas das maiores manifestações culturais do Estado e do País.

Em setembro de 2004, o Círio de Nazaré foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural de natureza imaterial. Em dezembro de 2013, a romaria foi incluída na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), conforme decisão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.

O coordenador do Círio 2015, Jorge Xerfan Neto, ressaltou que a integração da Justiça Federal às festividades da quadra nazarena é mais uma demonstração do grande sentido pastoral do Círio, o que se expressa nas mais de 150 visitas da imagem peregrina de Nossa de Nazaré a repartições públicas federais, estaduais e municipais sediadas em Belém. As visitações também incluem vários municípios paraenses e até mesmo outras capitais do País, entre elas Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).

Confraternização - O diretor do Foro, Arthur Pinheiro Chaves, destacou a dimensão cultural do Círio e a oportunidade de proporcionar a magistrados, servidores e terceirizados da Justiça Federal um momento de confraternização. “O Círio de Nazaré ultrapassa a questão religiosa e está arraigado na cultura do povo do Pará. A recepção da Santa Peregrina nos honra e alegra, como símbolo máximo dessa manifestação de fé e tradição, proporcionando, ademais, momento de congregação entre os servidores e juízes da Seção”, diz o magistrado.

Para organizar a visita da imagem peregrina à Jutiça Federal, portaria da Diretoria do Foro designou uma comissão presidida pelo diretor da Secretaria Administrativa (Secad), Odival Quaresma Filho, e integrada pelos servidores Ana Clara Monteiro Marinho, Felipe Bastos Guimarães, Paulo Vicente Fernandes Galende, Esther Dolores de Parijós Galende, Maria da Conceição Costa Coutinho, Sílvia Mary Cardoso de Almeida, Ivana Fayal Aguiar, Suellen Polaro Franco David, Ingrid Ramires Cavini, Carol Marques Medrado Damasceno, Tereza Cristina Alves, Paulo Alex da Costa Pena, José Jorge Marques dos Santos e Paulo Sérgio Pôrto Bemerguy.

Durante sua visita à Diretoria da Festa de Nazaré, o diretor do Foro, Arthur Pinheiro Chaves, recebeu do coordenador da Festa, como cortesia, um pedaço da corda, um dos maiores ícones da romaria.


56 visualizações