A Diretoria da Festa de Nazaré confirmou para o dia 10 de setembro, uma segunda-feira, a partir das 11h, a visitação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré às instalações do edifício-sede da Justiça Federal, em Belém. Na ocasião, será celebrada uma missa no auditório da Seccional, com as presenças de magistrados, servidores e seus familiares, além de colaboradores de empresas terceirizadas.
“É um motivo de grande regozijo para todos nós a presença da Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré entre nós. Esse evento está transcorrendo pelo décimo ano, aqui na Justiça Federal e tem sido sempre um momento marcante, não apenas porque a Seção Judiciária se integra a uma manifestação religiosa que também é uma das marcas da cultura de Belém e do Pará, mas porque permite uma fraterna integração espiritual entre todos nós”, destacou a juíza federal Carina Senna, diretora do Foro da Seção Judiciária.
A magistrada foi recebida pelo pelos diretores Claudio Acatauassú Nunes e Flávio Pereira Américo, respectivamente coordenador e secretário da Diretoria da Festa, que também expressaram sua satisfação pela participação da Justiça Federal nos eventos que integram o Círio de Nazaré 2018. As festividades deste ano, segundo os dois diretores, incluem mais de 450 visitas da Imagem Peregrina a órgãos públicos, empresas privadas, entidades e instituições. A imagem também é levada a diversos municípios paraenses e ao estado do Rio de Janeiro.
“O Círio é um momento fantástico de evangelização. Para este ano, vão ser distribuídos cerca de 900 mil cartazes, além de 100 mil livretos de orações e reflexões, que compõem kits distribuídos a 89 paróquias da Arquidiocese de Belém e são levados para encontros em família, nas semanas que precedem a grande romaria. Além disso, o trabalho da diretoria da Festa tem largo alcance social, uma vez que são mantidas três creches”, explicou o coordenador do Círio, Claudio Acatauassú.
O celebrante da missa do dia 10 de setembro será o padre Eloi Wayth, que comanda a Amidifae, associação sem fins lucrativos, mais conhecida como "Casa da Sopa". Situada no bairro do Guamá, um dos mais populosos de Belém e com maior número de famílias carentes, a entidade distribui gratuitamente mais de 2 mil pratos de sopas por dia, na hora do almoço, além de cestas básicas, e oferece tratamento médico e odontológico, dentre outros serviços.
Patrimônio cultural - Realizado pela primeira vez no ano de 1793, o Círio aconteceu no segundo domingo de outubro e tem reunido nos últimos anos mais de 1,5 milhão de pessoas, conforme levantamentos que têm sido feitos pelo Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA). Além de seu significado religioso, a procissão também reúne elementos que já se inscreveram entre algumas das maiores manifestações culturais do Estado e do País.
Em setembro de 2004, o Círio de Nazaré foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural de natureza imaterial. Em dezembro de 2013, a romaria foi incluída na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), conforme decisão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.