Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/06/2007 13:14 -

Justiça Federal receberá pela 1ª vez imagem de Nossa Senhora no Círio

Justiça Federal receberá pela 1ª vez imagem de Nossa Senhora no Círio

Pela primeira vez, em seus 40 anos de funcionamentos no Pará, a Justiça Federal receberá a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em suas dependências, como parte da programação religiosa oficial que antecede o Círio de Nazaré, uma das maiorias romarias do mundo que ocorre sempre no segundo domingo de outubro, em Belém.

A Diretoria da Festa do Círio já confirmou que a imagem peregrina estará na sede da Seção Judiciária no dia 4 de outubro vindouro, às 15h. Um sacerdote conduzirá o chamado Rito da Bênção, ritual litúrgico durante o qual servidores, magistrados e o público em geral que estiver presente na ocasião fazem orações e cantam em louvor à Virgem de Nazaré. O diretor do Foro da Seção Judiciária do Pará, juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, designará por meio de portaria uma comissão que ficará incumbida de organizar a recepção da imagem peregrina e de preparar o Rito da Bênção.

Na segunda-feira, 11, Daniel Sobral formalizou pessoalmente ao diretor coordenador do Círio 2007, José dos Santos Ventura, o pedido para que a Justiça Federal seja incluída no roteiro de visitas da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Do encontro também participaram o diretor secretário das festividades do Círio, Mário Jorge Alves da Silva, o diretor assessor jurídico, Flávio Américo, e o tesoureiro da Guarda de Nazaré, Felipe Bastos Guimarães, que também é servidor da Justiça Federal.

Daniel Sobral disse aos diretores da festa do Círio que a inclusão da Justiça Federal no roteiro de visitações da imagem peregrina é um antigo anseio da instituição, que assim poderá integrar-se de forma bem mais efetiva a uma manifestação religiosa que, segundo as últimas estimativas, reúne cerca de 2 milhões de pessoas.

O coordenador do Círio, José dos Santos Ventura, ressaltou que a presença da imagem peregrina em instituições como a Justiça Federal atende a um objetivo essencial: fazer do Círio, como espontânea manifestação religiosa, um meio efetivo para evangelizar sob o estímulo da devoção mariana que agrega a população católica do Estado.

As visitações da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a empresas e instituições começam sempre no mês de agosto é já se tornaram uma das atividades mais tradicionais que antecedem o Círio. Além das visitas, há um outro tipo de peregrinação, realizada sobretudo em residências, onde são feitas orações diante da imagem da Padroeira dos paraenses. As peregrinações foram criadas pelo padre Giovani Maria Incampo, em 1972. No final desse período de preparação, geralmente as imagens da Santa utilizadas nas novenas são sorteadas entre as famílias que as receberam em suas casas.

O início das peregrinações é marcado pela Missa do Mandato, celebração solene presidida na Basílica Santuário pelo arcebispo de Belém. A missa marca oficialmente o primeiro ato da festividade nazarena. Na celebração, toda a diretoria da festa, representantes de paróquias e comunidades recebem os Livros de Peregrinações que serão usados nos encontros de oração. A tradição da Missa do Mandato foi iniciada em 1986, pelo padre Luciano Brambilla.


25 visualizações