Veja a foto
O juiz federal Antonio Carlos Almeida Campelo foi distinguido nesta quarta-feira (25), em cerimônia no 2º Batalhão de Infantaria da Selva, em Belém, com a medalha a medalha da Ordem do Mérito Militar, a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro em tempo de paz. O magistrado também foi admitido no Corpo de Graduados Especiais, no grau de Cavaleiro, por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Exército homenageou o magistrado como uma forma de reconhecer o bom relacionamento que manteve com a Justiça Federal em Altamira, durante o período em que Antonio Carlos Campelo foi titular da Subseção local, que tem jurisdição sobre os municípios de Anapú, Brasil Novo, Medicilândia, Novo Repartimento, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu.
Na mesma data em que foi homenageado, o juiz federal assumiu a titularidade da 4ª Vara da Seção Judiciária do Pará, especializada em matéria criminal, crimes de lavagem de dinheiro, contra o sistema financeiro e crime organizado em todo Estado do Pará. Ele também está respondendo pela 8ª Vara (Juizado Especial Federal) até a chegada do novo titular da Unidade.
A Ordem do Mérito Militar, criada pelo Decreto nº 24.660, de 11/07/34, tem por finalidade premiar os militares do Exército que tenham prestado notáveis serviços ao País ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão. Também concedida a militares da Marinha e Aeronáutica, membros das Forças Auxiliares, civis e estrangeiros, que hajam prestado relevantes serviços ao Exército e que se tenham tornado credores de homenagem por parte da Força.