Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/12/2022 10:00 -

Magistrado recebe o título de “Cidadão Marabaense” e divide homenagem com a Justiça Federal em Marabá

Magistrado recebe o título de “Cidadão Marabaense” e divide homenagem com a Justiça Federal em Marabá

A Câmara Municipal de Marabá homenageou, em sessão solene realizada nesta quarta-feira (14), o juiz federal Marcelo Honorato com o título de “Cidadão Marabaense”. A distinção foi aprovada pelo Legislativo a partir de proposição apresentada pelo vereador Pastor Ronisteu Araújo. O magistrado, que é titular da 1ª Vara Federal, exerce sua jurisdição no município há oito anos.

“Depois de 26 anos de serviços prestados a esse gigante continente verde - 14 anos como oficial aviador da FAB nas asas dos Falcões da Amazônia e outros 12 anos como magistrado federal -, é uma alegria passar à condição de filho da Amazônia e desta pujante capital do Carajás”, escreveu Honorato em seu perfil nas redes sociais.

Durante a sessão solene, o magistrado destacou que a homenagem por ele recebida “reflete, certamente, o trabalho sério e comprometido de toda a equipe da Justiça Federal de Marabá, que contribui para o progresso econômico e social da região Sudeste do Pará de acordo com a lei e a ordem. Se estou aqui, é porque o nosso trabalho está sendo reconhecido”, reforçou Honorato.

Ele mencionou que, atualmente, cerca de 70 servidores atuam nas duras varas federais em funcionamento no município, onde tramitam mais de 18 mil processos. “Nosso objetivo é colaborar com a vida dos senhores, para que tenham acesso à Justiça e também para que o desenvolvimento da cidade, tanto no aspecto social quanto no aspecto econômico, ocorra com a lei e com a ordem. Nada mais do que está na nossa Bandeira Nacional: Ordem e Progresso. Espero que todos possam confiar e contar com a Justiça Federal aqui em Marabá”.

A sessão solene, durante a qual também foram homenageadas outras personalidades por serviços prestados ao município, contou com as presenças de várias autoridades, além do diretor de Secretaria da 1ª Vara de Marabá, Evando José Guimarães Martins Filho e do filho do magistrado, Pedro Paese Honorato.

De piloto a magistrado - Paulista de Brodowski, Marcelo Honorato foi piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) entre 1988 a 2010, tendo sido formado Oficial Aviador na Academia da Força Aérea em 1994 e operado helicópteros na Amazônia por 10 anos, entre 1996 a 2006, onde prestava assistência a comunidades ribeirinhas, indígenas e atuava em atividades de busca e salvamento.

Em 2010, passou a exercer o cargo de juiz federal na 5ª Região, que tem sede em Pernambuco, tendo atuado nas Subseções Judiciárias dos municípios pernambucanos de Salgueiro, Serra Talhada e Caruaru. Em 2012, passou a atuar na 1ª Região (Pará e mais 11 estados, além do Distrito Federal), exercendo suas funções na 10ª e na 11ª Varas da Justiça Federal em Belém e, ainda, nas Subseções Judiciárias de Paragominas (PA), Laranjal do Jari (AP) e Tucuruí (PA). O magistrado foi responsável pela instalação da 11ª Vara Federal de Belém e da Subseção Judiciária de Tucuruí.

Em 2014, Marcelo Honorato exerceu a 1ª Relatoria da Turma Recursal dos Estados do Pará e Amapá, além de ter atuado na Turma Regional de Uniformização de Jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A partir do ano de 2015, passou à condição de juiz titular da 1ª Vara Federal de Marabá.

Marcelo Honorato também é o presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e escritor na área de direito aeronáutico, com diversas obras publicadas, com destaque para o livro Crimes Aeronáuticos, atualmente na 4ª edição, tornando-se referência nacional e internacional na matéria.


59 visualizações