A dimensão da figura eucarística de Maria foi ressaltada nesta quarta-feira (16) pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, dom Irineu Roman, durante Missa que marcou a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao edifício-sede da Justiça Federal. A celebração, que integra a Seção Judiciária do Pará às festividades do Círio 2015, contou com a presença do diretor do Foro, juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, de magistrados, servidores, funcionários de empresas terceirizadas e seus familiares.
Maior manifestação dos católicos do Pará, o Círio se realiza no segundo domingo de outubro e tem reunido nos últimos anos mais de 1,5 milhão de pessoas, conforme levantamentos do Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA). Além de seu significado religioso, a procissão também reúne elementos que já se inscreveram entre algumas das maiores manifestações culturais do Estado e do País.
A Imagem Peregrina foi trazida à sede da Seção Judiciária pelo diretor de Recursos Socioeconômicos e Filantrópicos da Diretoria do Círio, Antonio Flávio Pereira Américo, acompanhado de dois integrantes da Guarda de Nossa Senhora. Sob uma chuva de papéis picados, atirados das janelas do edifício, a imagem foi entregue pelo bispo auxiliar ao diretor do Foro, Arthur Chaves, que a conduziu até o auditório, local da Missa.
Antes de ingressar no auditório, a Imagem Peregrina foi saudada com a música “Ave Maria”, do austríaco Franz Schubert (1797-1828), executada pelo Madrigal Vitória-Régia, da Justiça Federal, integrado pelos cantores Sílvia Mary Cardoso de Almeida, Carol Marques Medrado, Augusto Cezar Repolho Pimentel, Lauriano Pinto dos Anjos e Roberto Castro Botelho, sob o acompanhamento do pianista Eder Valiente.
Na homilia, dom Irineu Roman inspirou-se no tema do Círio deste ano, “Maria, Mulher Eucarística”, e na leitura do Evangelho do Dia, extraído de Lucas 7,31-35, que narra uma passagem em que Jesus diz: “Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? São como crianças que se sentam nas praças e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes’”.
Graças - “A Eucaristia é ação de graças. E a imagem de Maria está sempre associada a Jesus, o filho de Deus. Isso representa o nosso anseio de amar em profundidade”, exortou dom Irineu. Ele ressaltou que a imagem de Nossa Senhora, venerada pelos católicos, é indissociável da figura de Jesus Cristo, a quem os cristão devem adorar. O bispo também destacou a relevância do trabalho prestado por magistrados e servidores da Justiça Federal e suplicou à Virgem de Nazaré que continue a derramar suas bênçãos sobre todos.
Ao final da celebração, o diretor do Foro, Arthur Chaves, agradeceu especialmente ao bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, por ter reservado espaço em sua agenda para celebrar a Missa na Seção Judiciária. O magistrado enfatizou que aquele era um momento oportuno para todos elevarem suas preces, rogando a Nossa Senhora que a natureza essencial do trabalho da Justiça Federal – a prestação jurisdicional – fosse desempenhada de forma justa e eficaz. O juiz acrescentou ainda a importância do congraçamento de magistrados, servidores, terceirizados e seus familiares em torno da veneração a Maria Santíssima.
Logo após as bênçãos finais, a Imagem Peregrina foi conduzida em direção à saída do edifício-sede pelo diretor da Secretaria Administrativa, Odival Quaresma Filho. A Missa teve o acompanhamento do cantor Igor Vorrara e do tecladista Kevin Padilha, que integram o Angelorum, coro da Basílica Santuário de Nazaré. Foram sorteados dois brindes, uma imagem de Nossa Senhora e uma Bíblia. Os contemplados, respectivamente, foram a servidora Carol Marques Medrado, que ofertou a imagem a seu filho Artur Vidal, e a diretora da 9ª Vara, Priscila Fogaça. A Caixa Econômica Federal apoiou o evento.
Para organizar a visita da imagem peregrina à Justiça Federal, portaria da Diretoria do Foro designou uma comissão presidida pelo diretor da Secretaria Administrativa (Secad), Odival Quaresma Filho, e integrada pelos servidores Ana Clara Monteiro Marinho, Felipe Bastos Guimarães, Paulo Vicente Fernandes Galende, Esther Dolores de Parijós Galende, Maria da Conceição Costa Coutinho, Sílvia Mary Cardoso de Almeida, Ivana Fayal Aguiar, Suellen Polaro Franco David, Ingrid Ramires Cavini, Carol Marques Medrado Damasceno, Tereza Cristina Alves, Paulo Alex da Costa Pena, José Jorge Marques dos Santos e Paulo Sérgio Pôrto Bemerguy.
*****************
As fotos são de Edvan Guilherme Souza de Barros/Semad