A Justiça Federal recebeu 809 inscrições de estudantes interessados em participar do processo para selecionar estagiários, que vão cumprir, em Belém, jornada diária de quatro horas. As inscrições foram realizadas no período de 24 a 28 de maio. A prova está marcada para o dia 13 de junho, por meio remoto, em decorrência da pandemia do coronavírus. A execução do processo seletivo está a cargo do Núcleo de Recursos Humanos (Nucre).
O maior número de inscritos é de estudantes que cursam Direito - 668 no total. Vêm a seguir Administração (51), Ciências Contábeis (43), Engenharia Civil (29) e Biblioteconomia (18). Entre os 809 inscritos, incluem-se sete da cota PCD (pessoas com deficiência), 170 da cota racial e dois que declararam necessitar de condições especiais para realizar a prova on-line.
O processo de seleção está regulamentado através do Edital Diref nº 1/2021. Para que os estudantes de Direito e Engenharia Civil sejam contratados, é necessário que estejam cursando, no mínimo, o quarto semestre e no máximo, o oitavo. No caso dos graduandos de Administração, Biblioteconomia e Ciências Contábeis, deverão estar cursando, no mínimo, o terceiro semestre e no máximo, o sexto.
De acordo com o edital, o estagiário receberá bolsa mensal de R$ 700, reajustável de acordo com a disponibilidade orçamentária da Justiça Federal de Primeiro Grau do Pará. A contratação do candidato aprovado e convocado para o preenchimento de vaga está condicionada ao efetivo cumprimento dos requisitos quanto ao período acadêmico mínimo e máximo, à regularidade documental e às condições de saúde física e mental do convocado.
Prova - O edital indica que a prova será realizada das 13h às 14h e consistirá de 30 questões objetivas de múltipla escolha, valendo um ponto cada questão. As questões serão disponibilizadas simultaneamente a todos os candidatos, através de link que consta do edital assinado pela Diretoria do Foro.
A prova terá caráter eliminatório e classificatório, considerando-se habilitados os candidatos que tenham obtido o total de pontos igual ou superior a 50%, que serão classificados em ordem decrescente, até o limite de 300 candidatos. Em caso de empate, dos candidatos na 300ª posição, todos os que atingirem a mesma pontuação estarão classificados.