O supervisor da Semad, Edvan Barros, ministra treinamento a servidores sobre o novo sistema de comunicação eletrônica interna
A Seção Judiciária do Pará dá mais um passo para informatizar seus procedimentos e, com isso, reduzir custos com papel e outros materiais de expediente. É o que pretende o Sistema Integrado de Recebimento e Envio de Correspondências (Sirec), que terá no e-mail a ferramenta básica para agilizar a comunicação interna entre as unidades da Seção de Belém e das Subseções de Santarém, Marabá, Altamira e Castanhal.
Desta quarta-feira até a próxima sexta, 18, o supervisor da Seção de Modernização Administrativa (Semad) da Justiça Federal no Pará, Edvan Guilherme de Souza Barros, treinará 29 servidores sobre como operar o memorando eletrônico, que passará a ser a única forma de comunicação administrativa interna da Seccional e das Subseções, conforme previsto em portaria assinada pela Diretoria do Foro.
“O Sirec é positivo em todos os sentidos. Além de representar uma expressiva economia de gastos com papel, estimulará os servidores a utilizarem o e-mail como uma poderosa ferramenta de trabalho e vai agilizar sobremaneira a comunicações no âmbito interna na Seção de Belém e nas quatro subseções do interior”, avalia Edvan.
O memorando eletrônico será utilizado quando se tratar de assuntos simples e rotineiros, como solicitar execução de serviços e compra de materiais, marcar reuniões, solicitar informações e encaminhar documentos e solicitar providências rotineiras.
A portaria veda expressamente que o memorando eletrônico seja impresso. A impressão deverá ser feita em via única, que ficará anexada ao processo, e ocorrerá apenas “quando o assunto exigir e sob a responsabilidade do dirigente que o anexar”, segundo os termos da portaria.