O padre Eloi Wath disse na tarde desta sexta-feira (28), ao celebrar missa no auditório da Justiça Federal, em Belém, que todos devem se solidarizar e reconhecer a importância do Poder Judiciário neste momento que o País atravessa. "Nós precisamos rezar pelos juízes, que estão sendo massacrados porque desempenham sua missão de buscar a verdade e a justiça. E precisamos nos convencer de que nunca poderemos ser um País de Primeiro Mundo se não tivermos justiça", acrescentou.
A exortação do sacerdote foi feita durante celebração litúrgica que contou as presenças de magistrados, servidores, aposentados, terceirizados e seus familiares. A missa marcou a visitação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Seção Judiciária e o encerramento de programação desenvolvida durante toda a semana em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira.
Acompanhada do diretor Jurídico da Festa do Círio, Flávio Américo, e de guardas de Nossa Senhora, a Imagem foi conduzida até o auditório pelo diretor da Foro da Seção Judiciária do Pará, juiz federal Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes.
Em sua homilia, padre Eloi Wath destacou que as escolhas dos cristãos devem ser marcadas, na sua essência, pela espiritualidade. "Nós precisamos da inspiração de Deus para procurarmos os nossos caminhos. Porque todas as vezes em que tentamos fazer com que as coisas aconteçam apenas por causa do nosso querer, da nossa vontade, normalmente nunca dá certo", disse o celebrante.
Ele citou como exemplo a escolha de Nossa Senhora para ser a mãe de Jesus Cristo. "Ela foi especialmente a escolhida por Deus, que não a obrigou em nenhum momento. Ele fez um convite a Nossa Senhora, para que aceitasse. Acho que Nossa Senhora teve suas dúvidas, mas não temeu porque Deus estava com Ela, daí necessitarmos da inspiração e da ajuda divinas para tomarmos as direções certas em nossa vida", acrescentou o sacerdote.
Padre Eloi Wath destacou que a missão do Poder Judiciário em qualquer sociedade é fundamental, "porque o homem justo estará sempre nas mão de Deus". E promover a justiça também significa promover a paz. "Aliás, falar em paz é falar em nossa Mãe Maria. Porque ninguém melhor que nossas mães para disseminar a paz. E com a ajuda da Mãe de Deus, devemos alicerçar nossas vidas em valores de fé", disse padre Eloi.
Doação de alimentos - Ao final da missa, a juíza federal Carina Senna, vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Pará, anunciou que desde a semana até esta sexta-feira foram arrecadados 310 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Amidfae, associação sem fins lucrativos criada e dirigida pelo próprio padre Eloi.
Mais conhecida como Casa da Sopa, a entidade, que se situa no bairro do Guamá, um dos mais populosos e com maior número de famílias carentes de Belém, distribui gratuitamente 2.300 pratos de sopas por dia, na hora do almoço, além de cestas básicas, e oferece tratamento médico e odontológico, dentre outros serviços.
"Cheguei a atuar por algum tempo como voluntária nessa obra do padre Eloi e pude testemunhar que muitas famílias carentes têm na sopa distribuída gratuitamente o único alimento do dia", contou a magistrada. O sacerdote informou que apenas durante o ano passado foram distribuídas 700.040 sopas. "E em breve nós estaremos implantando a 'sopa móvel', para levarmos o alimento a muitas pessoas que não têm condições de se dirigir até a Casa da Sopa", explicou o padre.
Em breve mensagem no final da missa, o juiz federal Sérgio Wolney Guedes parabenizou todos os servidores por seu dia e agradeceu aos funcionários integrantes da comissão que ficou diretamente encarregada de organizar a missa com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O magistrado também fez agradecimentos à Diretoria da Festa do Círio de Nazaré, ao Madrigal Vitória-Régia, aos terceirizados, músicos, familiares e outros colaboradores.
Dia do Servidor - A estagiária Laís Vianna Leão, que atua na Seção de Compras e Licitações (Selit), foi sorteada com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Logo após a missa, e como parte das comemorações do Dia do Servidor, foi servido um coffee-break a todos os funcionários da Seção Judiciária. De 24 a 27 de outubro, no hall do auditório, das 9h às 18h, foi realizada a Semana de Bem-Estar e Qualidade de Vida no Trabalho (Pro-bem), com atividades gratuitas voltadas ao combate do cansaço físico, estresse, tendinite e LER (Lesão por Esforço Repetitivo), além de massagens de relaxamento corporal. Foram disponibilizados seis equipamentos de massagem, operados por três profissionais, para atender aos servidores.
Para organizar a visita da imagem peregrina à Justiça Federal, portaria da Diretoria do Foro designou uma comissão presidida pelo diretor da Secretaria Administrativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues, e integrada pela juíza federal Carina Senna e pelos servidores Carolina Costa Moda Beltrão, Paulo Alex da Costa Pena, José Jorge Marques dos Santos, Carol Marques Medrado Damasceno, Esther Dolores de Parijós Galende, Keila Viviane Vilar de Paiva, Márcia Maria Duarte Alcântara de Vasconcelos, Patrícia Santos Ribeiro Titan, Paulo Vicente Fernandes Galende, Suellen Polaro Franco David, Tereza Cristina Alves, Esmeralda Moura França de Souza e Paulo Sérgio Pôrto Bemerguy.