Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

20/04/2020 16:00 -

Novo presidente do TRF1 assume e anuncia compromisso de redobrar atenção à Justiça Federal na Amazônia

Novo presidente do TRF1 assume e anuncia compromisso de redobrar atenção à Justiça Federal na Amazônia

O novo presidente do Tribunal Regional da 1ª Federal, desembargador I’talo Fioravanti Sabo Mendes, comprometeu-se a dar uma atenção redobrada à Amazônia durante sua gestão, que se estenderá até o ano de 2020. Ele tomou posse na sexta-feira (17), juntamente com os desembargadores Francisco de Assis Betti e Ângela Catão Alves, respectivamente os novos vice-presidente e corregedora regional do TRF1.

“Vai aqui o compromisso deste Tribunal Regional Federal com toda a 1ª Região, havendo uma atenção redobrada à Região Amazônica e aos estados da Região Norte do nosso País. A Justiça Federal constitui-se em modelo de instituição comprometida com os destinos do Brasil, e com as bênçãos de Deus continuará sendo”, disse o presidente. O TRF1 tem jurisdição sobre o Pará e toda o Norte, além do Distrito Federal e dos estados do Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Goiás, Bahia e Minas Gerais.

Transmitido em tempo real ao público, via internet, o ato solene de posse, conduzido pelo presidente Carlos Moreira Alves, foi realizado com a presença mínima de participantes em razão das medidas preventivas impostas pelas autoridades de saúde para se evitar a propagação do novo coronavírus.

“Neste contexto de um momento tão difícil para o País e para o mundo é que assumo a Presidência desta Corte, talvez a maior Corte de 2º Grau do mundo, que responde por cerca de 80% do território nacional e mais de 80 milhões de brasileiros, o que faz aumentar nossa responsabilidade exponencialmente, porque o nosso compromisso com País, com o jurisdicionado, com o povo brasileiro é proporcional à gravidade do momento”, disse I’talo Mendes.

Para o novo presidente, neste momento difícil de pandemia e de crise econômica, o Tribunal dará uma resposta positiva à sociedade. Ele acrescentou que, “desde sua instalação, jamais este Tribunal deixou de corresponder à expectativa do povo brasileiro. Não por acaso, tive informações de que no ano passado este Tribunal foi o segundo que mais julgou processos no nosso País com apenas 27 desembargadores e o auxílio de alguns juízes federais imprescindíveis ao desempenho desta Corte”.

O desembargador Carlos Moreira Alves, que antecedeu I’talo Mendes no cargo, despediu-se dizendo ter aprendido muito nos dois anos em que exerceu a presidência da Corte, como tem aprendido nos últimos 22 anos. “Esta união, este companheirismo, este coleguismo, na convergência ou na divergência respeitosa das nossas ideias, têm sido a marca dos nossos caminhos até aqui”, afirmou, agradecendo em seu nome e em nome dos desembargadores federais Kassio Marques (vice-presidente) e Maria do Carmo Cardoso (corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região).

Desafios - Em ofício remetido ao novo presidente, a diretora do Foro da Seção Judiciária do Pará, juíza federal Carina Senna, externou votos de êxito à nova gestão e ressaltou os desafios comuns que tanto o Tribunal como a Justiça Federal em toda a 1ª Região estão enfrentando, neste momento em que pandemia do coronavírus Covid-19 afeta duramente o mundo inteiro.

“Como V. Exa. mesmo ressaltou, em mensagem que todos os servidores receberam, os desafios da nova direção do TRF1, como também os que aguardam as novas direções das Seções Judiciárias, são gigantescos em decorrência das circunstâncias em que o Brasil e o mundo estão vivendo”, diz a magistrada.

Esses desafios, segundo a diretora do Foro, mostram-se exponencialmente maiores uma vez que a jurisdição do TRF1 “alcança cerca de 80% do território nacional e inclui regiões como a Amazônia, com peculiaridades que a tornam única no contexto brasileiro”. Carina Senna reforça ainda sua convicção de que, “com o empenho e colaboração de todas as Seção Judiciárias, haveremos juntos de superar os desafios que a realidade presente nos impõe.”

Com informações da Ascom do TRF da 1ª Região


73 visualizações