A Justiça Federal no Pará estabeleceu como metas a serem atingidas até o ano de 2020, entre outras, reduzir o consumo de papel e de copos descartáveis em 1%, manter o consumo atual de água mineral, reduzir o consumo de toner em 2% e de energia elétrica em 0,5%, além de ampliar a destinação de materiais diversos à reciclagem em 2%. Também será estimulada a participação de servidores em ações de qualidade de vida no trabalho, solidárias e de inclusão.
As metas definidas constam do Plano de Logística Sustentável da Seção Judiciária do Pará (PLS-JFPA), aprovado através da Portaria SJ Diref 75, assinada pelo diretor do Foro, juiz federal Arthur Pinheiro Chaves. O PLS-JFPA vincula-se ao Planejamento Estratégico da Justiça Federal da 1ª Região (Planej 2015-2020), instituído pela Resolução Presi 29/2014. No Pará, uma das ações concretas de sustentabilidade serão distribuídas de 2 mil canecas de porcelana, o que contribuirá para reduzir de forma expressiva a utilização de copos descartáveis.
A Diretoria do Foro destaca que os 57 indicadores relacionados no Plano de Ação Socioambiental do PLS-JFPA "são de caráter obrigatório". Caberá aos gestores das unidades da Seção Judiciária e Subseções vinculadas buscarem os meios necessários para sua aferição e lançamento dos dados no sistema a ser disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Três grupos executivos, formados por servidores de várias seções da Seccional do Pará, ficarão encarregados de propor atualizações e monitorar os planos de ação do PLS-JFPA em questões que envolvem água e esgoto, energia, combustíveis, obras e serviços de engenharia, equipamentos, redes de comunicação telefônica e de dados, internet, manutenções técnicas e serviços de processamento de dados, entre outros. Também serão contempladas ações nas áreas de saúde ocupacional, assistência à saúde, comunicação e divulgação institucional e capacitação de pessoas, todas relacionadas à qualidade de vida no trabalho.
Sustentabilidade - O diretor do Foro, juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, explicou que o PLS-JFPA consiste em sistematizar as práticas de sustentabilidade no âmbito da Seção Judiciária do Pará, estabelecendo condições para o planejamento continuado da responsabilidade socioambiental. "É política institucional imprescindível em contexto marcado pela necessidade de preservação do meio, de economia de material e redução de gastos. Para tanto, deve haver definição de metas, ações e recomendações, bem como mecanismos de monitoramento e avaliação dos indicadores com periodicidade definida. Esse foi o objetivo do trabalho de comissões criadas no âmbito do administrativo e Diref da SJPA, que, creio, tenha sido exitoso e se revela nos normativos ora adotados e em práticas concretizadas inclusive de imediato, como a da redução do uso de material descartável (copos plásticos), como resultante da distribuição das canecas que ora se faz, ato de inegável e salutar simbolismo", acrescenta o magistrado.
O presidente da Comissão Gestora do PLS-JFPA, Élber de Almeida Siqueira, diretor do Núcleo de Recursos Humanos (Nucre), considera que o plano é essencial para introduzir novos hábitos de uso e consumo, inclusive no serviço público, em tempos de grande restrição orçamentária. "O PLS é uma ferramenta de planejamento que permitirá à JF/PA estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. É necessária a construção de uma nova cultura institucional, incorporando princípios e critérios de gestão socioambiental nas atividades rotineiras praticadas na Seccional, para racionalizar e otimizar o uso dos materiais e serviços adquiridos, e para disciplinar quanto à redução de desperdícios dos insumos usados diariamente.", diz ele.
Além de Élber Siqueira, integram a Comissão Gestora o diretor da Secretaria Administrativa (Secad), Odival Quaresma Filho (vice-presidente), e a supervisora da Seção de Comunicações Administrativas (Secam), Iracema da Costa Araújo (secretária). Os demais membros são Ana Clara Monteiro Marinho, supervisora da Diretoria do Foro (Diref); Edvan Guilherme Souza de Barros, supervisor da Seção de Modernização Administrativa (Semad); Gleysom Cardoso Brandão, assistente da Secad; Izabel Cristina de Melo Amorim; supervisora da Seção de Compras e Licitações; e Roselene Martins de Melo, supervisora da Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Seder).