A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargadora federal Assusete Magalhães, integra a lista tríplice votada pelo Superior Tribunal de Justiça para que seja indicado, pelo presidente da República, o novo integrante do STJ, que ocupará a vaga deixada pelo ministro Jorge Scartezzini, aposentado em fevereiro deste ano.
A 1ª Região, que abrange 80% do território nacional, inclui o Pará e demais Estados da Região Norte, além de Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. A última vez em que a magistrada esteve no Pará foi em dezembro do ano passado, quando participou em Belém do Dia Nacional da Conciliação.
A lista, que é integrada por outros dois magistrados - os desembargadores Napoleão Nunes Maia Filho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife (PE), e Benedito Gonçalves, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com sede no Rio de Janeiro (RJ) -, deverá ser entregue nesta quinta-feira, 12, pelo presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, ao ministro da Justiça, Tarso Genro.
Nascida em Serro (MG), a desembargadora tem 40 anos de serviço público, dos quais 23 de efetivo exercício na magistratura. Iniciou sua carreira após aprovação em concurso público, em 5 de setembro de 1984, como juíza federal em Belo Horizonte (MG). Em 19 de outubro de 1993, foi promovida, por merecimento, para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no qual, antes de ser presidente, já foi corregedora-geral da 1ª Região de 2004 a 2006.
A desembargadora também já foi integrante dos Tribunais Regionais Eleitorais de Minas Gerais e do Distrito Federal por dois biênios e exerceu, entre outros, os cargos de procuradora autárquica do extinto Iapas e procuradora da República. Para mais detalhes sobre a carreira da presidente do TRF da 1ª Região, clique aqui.
Veja foto