Magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas de empresas que prestam serviços à Justiça Federal foram homenageadas nesta sexta-feira (13), pela Diretoria do Foro da Seção Judiciária do Pará, em Belém, pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo, 8 de março.
O juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, diretor do Foro, participou das homenagens, juntamente com o juiz federal Claudio Henrique Fonseca de Pina, da 1ª Vara; do gerente João Henrique do Carmo Batista Gomes, representando a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal; e da gerente da agência da Caixa que funciona no edifício-sede da Seccional, Shirley Alana Pinheiro Corrêa Scerni.
A programação, coordenada pelo Comitê Local do Programa de Gestão em Qualidade de Vida e Trabalho e desenvolvida durante a manhã e a tarde, constou de palestra, oficinas, apresentação do Madrigal Vitória-Régia e da oferta de um vaso com orquídeas a cada magistrada da Seccional, as juízas federais Lucyana Said Daibes Pereira (vice-diretora do Foro e titular da 7ª Vara), Hind Ghassan Kayath (2ª Vara), Carina Senna (12ª Vara), Alcioni Escobar da Costa Alvim (1ª Turma Recursal), Renata Mesquita Ribeiro Quadros (2ª Turma) e Alessandra Gomes Faria Baldini, recém-empossada como juíza federal substituta em que se encontra em Belém, participando de treinamento.
Formado em 2001, o Madrigal Vitória-Régia, que retomou suas atividades no ano passado, por iniciativa do juiz federal Arthur Chaves, executou quatro músicas, sob a regência do mastro Elias Carvalho: “The Sound of Music”; do filme “A Noviça Rebelde”; “Fascinação” (Fermo Dante Marchetti), “Esse Rio é Minha Rua” (Paulo André e Rui Barata) e “Maria, Maria” (Milton Nascimento e Fernando Brant).
Finanças pessoais - O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Guilherme Antônio Bacellar Cruz, que tem Mestrado em Administração com Concentração em Gestão Financeira e também já atuou como instrutor, fez uma palestra em que abordou o tema “Introdução à Educação Financeira – como administrar melhor seus próprios gastos”. Além de ressaltar que a compatibilização de ganhos e rendimentos com gastos é fundamental para evitar dívidas, ele expôs várias reflexões que ajudam a perceber causas e motivações que podem ajudar uma pessoa a gerir com correção suas finanças pessoais.
A programação organizada pelo Comitê Local do Programa de Gestão em Qualidade de Vida e Trabalho também incluiu sessões de yoga e massagem, oficina de maquiagem e sorteio de brindes. A médica Luana Aguiar, especialista em Medicina Ayurvédica, ministrou a Oficina “Os Segredos do Feminino”. O evento contou com o patrocínio da Caixa e apoio de empresas parceiras.