Palestras, tarde de autógrafos e exposição de pintura, fotografia, artesanato, livros e gastronomia integram a programação elaborada pela Diretoria do Foro e pelo Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar (Probem) da Justiça Federal para marcar o Dia do Servidor, que transcorre na segunda-feira (28).
Em toda a Justiça Federal na 1ª Região (que inclui o Pará e demais estados da Região Norte, além de Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Goiás, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal), as comemorações alusivas ao Dia do Servidor foram transferidas de 28 para 31 de outubro, data em que o expediente e os prazos processuais serão suspensos nas Seções e Subseções Judiciárias, conforme Portaria nº 8872051 (veja a íntegra neste link).
Em Belém, a programação será desenvolvida no período de 28 a 30 de outubro no hall e no auditório da Seção Judiciária do Pará, Rua Domingos Marreiros nº 598, entre Avenida Generalíssimo Deodoro e Travessa 14 de Março, no bairro do Umarizal.
Talentos - “Nas nossas atividades laborais, dificilmente costumamos abrir espaço para a exibição dos talentos de colegas que convivem conosco, mesmo sabendo que são extremamente talentosos em algum ramo da arte, que são muitos, como se sabe. Acho que a I Feira de Talentos da Seção Judiciária do Pará é uma oportunidade inestimável para inaugurarmos um espaço propício para que servidores e ex-servidores possam expor suas habilidades artísticas”, diz o diretor do Núcleo de Recursos Humanos (Nucre) e coordenador do Probem, Ednilson de Jesus Silva.
A I Feira de Talentos foi precedida de edital assinado no dia 3 de outubro pela juíza federal Carina Senna, diretora do Foro da Seccional, com o objetivo de “incentivar a criação artística, literária, recreativa e cultural em todas as suas formas de expressão, além da pesquisa de novas linguagens e o fomento a produção, difusão e circulação de conhecimentos e bens artísticos e culturais”.
Além de palestras da coach Eliene Santos, do especialista em gestão financeira Márcio Baena e do maestro Elias Carvalho, regente do Madrigal Vitória-Régia, da Justiça Federal, a programação da Semana do Servidor incluirá a apresentação das obras de dois servidores da Seccional, o técnico judiciário da 10ª Vara Rômulo Fonseca Morais e o oficial de justiça Roberto Mauro Gomes.
Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará e Coordenador e Membro-Fundador do Grupo Cabano de Criminologia (GCCRIM), Morais lançou em junho deste ano o livro “O Extermínio da Juventude Negra”, resultado da dissertação de mestrado do autor na UFPA.
“O Estado do Grão-Pará foi palco de um dos maiores massacres populares na história do Brasil, no século XIX: a repressão à insurreição dos cabanos que buscava, como tantos outros movimentos, o protagonismo do povo brasileiro nas ilusões republicanas”, destaca no prefácio a professora de Criminologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Vera Malaguti Batista.
O oficial de justiça Roberto Mauro Gomes aproveitará a Semana do Servidor para lançar o livro “Poesias e Algo Mais”, uma reunião de poesias e crônicas, de temática variada, que ele vem escrevendo nos últimos anos.