Em comemoração ao Dia Mundial De Bike ao Trabalho, celebrado no dia 12 de maio, a Seção Judiciária do Pará, por meio do Programa de Gestão em Qualidade de Vida e Trabalho (PQGVT), informa a todos magistrados, servidores, terceirizados, prestadores de serviço e estagiários a existência do projeto VEM DE BIKE QUE É LEGAL, criado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no trajeto casa/trabalho/casa.
O uso da bicicleta como meio de transporte tem sido discutido mundialmente não só como uma das soluções para uma cidade sustentável, mas também como elemento fundamental para a motivação, saúde e qualidade de vida daqueles que a utilizam. Portanto, com este objetivo, a Seção Judiciária do Pará aderiu a esta iniciativa e promove o uso da bicicleta pelos futuros ciclistas.
Conheça os benefícios do Programa Vem de bike e do uso da bicicleta como meio de transporte:
- É uma tendência: Basta acompanhar os principais veículos de mídia e as redes sociais para notar o quanto o uso da bicicleta vem sendo debatido e inserido na agenda daqueles que pensam e planejam os rumos de nossa cidade; Especialmente em Belém, a criação e ampliação das ciclofaixas e ciclovias demonstram essa política. Para além disso outros órgãos já estão adotando essa prática.
- É eficiente: as empresas/organizações e órgãos públicos perdem muita produtividade por conta dos altos índices de congestionamento nas cidades. Promovendo o uso da bicicleta, o servidor perde menos tempo no trânsito e chega mais disposto ao trabalho;
- É saudável: o servidor deixa o sedentarismo de lado, fica mais alerta e animado porque não se estressa com o trânsito e ainda produz endorfirna, o hormônio do bem estar;
- É sustentável: pedalar não polui, reduz os congestionamentos e economiza dinheiro;
- Evita riscos de acidente com seus servidores: Promove o uso seguro da bicicleta e oferece a estrutura necessária ao ciclista, previnindo acidentes.
Para aqueles que abraçarem esta importante causa e quiserem não só utilizar a bike no trabalho mas também na divulgação do projeto, informamos que as bikes podem ser acomodadas na Casa Rosada, utilizando a própria entrada desse anexo para acesso à Justiça Federal.
Sabendo das altas temperaturas de nossa cidade, a Seccional disponibiliza aos ciclistas o uso do banheiro com chuveiro, localizado na Casa Rosada. Futuramente, a Seccional instalará armários para guarda dos objetos pessoais dos adeptos do pedal e irá instalar box no banheiro, oferecendo maior conforto aos ciclistas que se dirigerem ao trabalho de bicicleta.
O projeto ainda está em fase inicial e conta com a adesão e motivação dos futuros novos ciclistas.
Para saber mais:
http://bit.ly/manualbiketrabalho
http://bit.ly/DBAT-dicas
http://bit.ly/dbat2016_primeirospassos
http://bikeanjo.org/