O Tribunal Regional Federal da 1ª Região - Seção Judiciária do Pará (SJPA) promoveu nesta quarta-feira, dia 04 de novembro, uma série de atividades para comemorar o Dia do Servidor Público no auditório Ministro Antônio de Pádua Ribeiro, em Belém.
A servidora da Seção de Suporte Administrativo da Diretoria do Foro, Márcia Souza da Silveira, lembrou que a data comemorativa é celebrada oficialmente no dia 28 de outubro, porém como o feriado foi realocado para o dia 30 de outubro através da Portaria nº201, de 05 de agosto de 2008, a programação ocorreu somente após o retorno dos servidores ao expediente. "As maiores empresas de sucesso são as que mais valorizam sua mão-de-obra. Por isso, fazendo um paralelo, é cada vez mais importante que mantenhamos os nossos servidores e funcionários motivados e dispostos a alcançar os objetivos e metas da organização", explicou Márcia.
Ao longo do dia, todo corpo funcional da SJPA pode participar de várias atividades gratuitas, como a apresentação do Madrigal Vitória Régia (Coral) e as palestras "Sucesso ou fracasso: depende de quê?", oferecida pela biomédica, bióloga e terapeuta, Graciete Fraias, e "Qualidade de vida e ginástica laboral", com a fisioterapeuta Gleide Lobo.
"Oferecer qualidade de vida para os servidores traz benefícios tanto para o trabalhador quanto para a instituição. O primeiro tem alívio das dores corporais, mudança do estilo de vida, melhora nos relacionamentos interpessoais, aumento da satisfação pessoal e diminuição do estresse. A segunda tem aumento na produtividade, redução do número de faltas e afastamentos e diminuição dos custos com assistência médica", explicou a fisioterapeuta Gleide Lobo.
No decorrer do dia, a Clínica Fisio 10 manteve um estande de demonstrações em frente ao auditório, com o propósito de informar sobre os serviços oferecidos, como reeducação postural global (RPG), eletroterapia (ultra-som terapêutico, TENS, FES e laser), hidroterapia, musculação para desenvolvimento psicomotor, fisioterapia esportiva, estimulação motora global, alongamentos e turma de pilates com no máximo três alunos por sessão, todos cobertos pelo Programa de Assistência aos Magistrados e Servidores da Justiça Federal de Primeiro e Segundo Graus da Primeira Região – Pró-Social.
Para a supervisora da Seção de Depósito e Arquivo Judicial, que participou da programação, a realização do evento foi muito gratificante. "Além de servidores públicos, mão-de-obra especializada dentro da Justiça Federal, somos acima de tudo seres humanos que precisam de atenção e cuidado para que possamos ser produtivos, mas acima de tudo felizes dentro do local aonde trabalhamos", justificou a supervisora.
O evento foi uma realização da Diretoria do Foro e contou com a coordenação do Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar dos Magistrados e Servidores da 1ª Região (ProBem).