Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

02/07/2008 20:07 -

Quinze veículos apreendidos ficam à disposição de instituições

Quinze veículos apreendidos ficam à disposição de instituições

O juiz federal substituto da 3ª Vara Criminal, Leonardo Augusto de Almeida Aguiar, cede provisória, ao Exército e a mais oito entidades 15 veículos apreendidos em duas operações autorizadas pela Justiça Federal, a Ouro Verde e a Rêmora . Os usuários dos bens foram nomeados fiéis depositários, ou seja, ficarão responsáveis pela manutenção e conservação dos carros.

A Operação Ouro Verde I descobriu um esquema de fraudes com Autorizações para Transporte de Produto Florestal (ATPFs) e resultou em denúncia criminal contra 36 pessoas, em novembro de 2005. A Operação Rêmora, deflagrada em novembro de 2006, resultou na prisão de mais de dez pessoas acusadas da prática de vários crimes, inclusive fraudes contra a Previdência Social e falsidade ideológica.

Todos os bens só poderão ser utilizados, segundo o magistrado, em atividades estritamente institucionais. Leonardo Aguiar, que tomou a decisão disponibilizar os veículos após favorável do Ministério Público, considerou que a medida favorece as instituições e, ao mesmo tempo, contribuir para conservar os bens, que correriam o risco de sofrer deterioração, caso não fossem utilizados.

O Comando da 8ª Região Militar vai dispor de uma Troller pertencente à Service Brasil, e um Ford/F250 XLT W21, de propriedade de Luiz Fernando Goncalves da Costa, um dos presos na Operação Rêmora. Luiz Fernando, que é auditor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), teve outros quatro veículos seus cedidos provisoriamente: um VW/Crossfox, para o Centro de Valorização da Vida; I/VW Bora, para a Casa Esperança do Pará; um VW Spacefox Confort para o Centro de Convivência da Terceira Idade Zoé Gueiros; e um VW/Crossfox, que ficará sob uso do Paravidda (Grupo Para Valorização, Integração, Integração e Dignificação do Doente de AIDS).

Marcelo França Gabriel, também um dos presos na Operação Rêmora, teve disponibilizados dois veículos de sua propriedade: uma Pajero HP, que vai para Delegacia de Crimes Previdenciários, do Departamento de Polícia Federal, e uma Toyota Hylux SRV; a ser utilizado pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém).

Uma Kia Carnival GS TDI 7P, pertencente a Jorge Ferreira Bastos, ficará à disposição do Abrigo João de Deus. Miguel Tadeu do Rosário Silva teve cedida provisoriamente seu Siena para Fundação Santa Casa de Misericórdia. Uma Pagero TR4, de Carlos Maurício Carpes Ettinger, vai para Casa do Menino Jesus.

Uma uma caminhonete Mitsubishi L 200 Sport 4x4, um Audi, modelo A4, um Polo Sedan Volkswagen e uma Mitsubishi l 200, Sport, todos apreendidos durante a Operação Ouro Verde, poderão ser utilizados pela Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Delemaph). Tais veículos, ressalta o juiz, ajudarão “no trabalho de combate ao crime ambiental na região amazônica, em especial no Estado do Pará”.


21 visualizações