A Justiça Federal em Redenção, no sul do Pará, disponibilizou canais permanentes de atendimento (clique aqui para ver) aos advogados, às partes e ao público em geral, que poderão se comunicar mais facilmente com servidores, especialmente durante o período de 8 a 31 de março, em que as atividades presenciais e os prazos processuais em meios físicos estarão suspensos, em decorrência do agravamento do aumento do contágio do coronavírus Covid-19.
Os contatos que estarão disponíveis incluem o e-mail da Vara, três telefones convencionais e até mesmo um acesso para interações via WhatsApp. Por telefone, o atendimento ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. As demandas por e-mail deverão ser respondidas em até 48 horas, durante os dias úteis.
Mediante um clique em um botão, também será possível o contato direto e instantâneo via videoconferência com um servidor por meio de um balcão virtual, independentemente de agendamento. Regulamentado em fevereiro deste ano, através da Resolução nº 372, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o balcão virtual, que passará a funcionar permanentemente, é uma ferramenta que visa reduzir os custos indiretos decorrentes do ajuizamento da demanda (custos de transação), diminuindo o deslocamento físico das partes e dos advogados até as dependências do fórum.
Instalada em 20 de maio de 2011, a Subseção Judiciária tem jurisdição sobre os municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau d’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara, que juntas reúnem uma população aproximada de 550 mil habitantes.