Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/03/2019 16:00 -

Seção Judiciária do Pará lança Programa de Ginástica Laboral

Seção Judiciária do Pará lança Programa de Ginástica Laboral

Magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que atuam na Justiça Federal, em Belém, passarão a contar a partir deste mês com serviços na área de Pilates funcional, ginástica laboral, palestras motivacionais na área de saúde, avaliação com bioimpedância e avaliação postural com foco na prevenção de doenças ocupacionais.

O lançamento do Programa de Ginástica Laboral, iniciativa do Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar (Probem) de Magistrados e Servidores da Seção Judiciária do Pará, ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (08), contou com as presenças da diretora do Foro, juíza federal Carina Senna, e da fisioterapeuta Sandra Bastos, representante da clínica que firmou contrato com a Justiça Federal para prestar os serviços durante o período de dez meses – de março a dezembro deste ano

O diretor do Núcleo de Recursos Humanos (Nucre) e coordenador do Probem, Ednilson de Jesus Silva, explicou que a ginástica laboral foi uma das três atividades mais mencionadas pelos próprios servidores, ao responderem recentemente a uma pesquisa que procurou identificar as expectativas de cada em relação a iniciativas para melhorar a qualidade de vida no trabalho.

A fisioterapeuta Sandra Bastos fez uma rápida exposição aos servidores sobre a importância da ginástica laboral para que o trabalhador, independentemente da atividade que exerça, possa observar posturas corporais corretas e habituar-se a adotar procedimentos aparentemente simples, mas que contribuem para melhorar o desempenho e evitar o aparecimento de vários problemas físicos, entre os quais dores nas costas e lesões por esforço repetitivo (LER).

Durante sua exposição, a fisioterapeuta fez uma rápida experiência: pediu que todos se levantassem e erguessem os braços, mantendo-os erguidos por alguns minutos. Em posturas como essa, conforme explicou, o formigamento nas mãos, que geralmente acontece, sinalizar a necessidade de exercícios que ajudam a relaxar a musculatura dos membros superiores, justamente os mais exigidos por quem desempenha suas atividade no Judiciário.

Palestras - O Programa de Ginástica Laboral será desenvolvido duas vezes por semana - uma na sala multiuso do edifício-sede da Justiça Federal, outra no próprio setor onde o servidor trabalha - e incluirá palestras motivacionais na área de saúde, com foco em orientações sobre alimentação saudável, para evitar o aparecimento de patologias decorrentes de dietas inadequadas.

O programa também incluirá o exame de bioimpedância, que avalia peso, massa gorda, água, músculos e kcal (unidade de medida de energia geralmente utilizada para definir o valor energético dos alimentos). De acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) a obesidade é observada através do Índice de massa corpórea (IMC) sendo considerado pré-obeso ou sobrepeso os indivíduos com IMC entre 25-29,9 e Obesidade tipo I, indivíduos com IMC entre 30-34,9. A obesidade é responsável por várias doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão entre outras.

Dia da Mulher - O lançamento do Programa de Ginástica Laboral coincidiu com programação desenvolvida na Seção Judiciária para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março. Foram sorteados vários brindes entre as servidoras, que também puderam conhecer produtos de estética feminina apresentados por uma empresa no auditório da Justiça Federal.


64 visualizações