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07/05/2019 14:00 -

Seção Judiciária esclarece sobre problemas em seus sistemas informatizados

Seção Judiciária esclarece sobre problemas em seus sistemas informatizados

Em respeito à sociedade, aos jurisdicionados e a todos os órgãos que integram o sistema de Justiça, bem como em respeito ao princípio da transparência, a Justiça Federal – Seção Judiciária do Pará presta os seguintes esclarecimentos:

1. Como é de conhecimento público, uma pane geral afetou os sistemas informatizados da Justiça Federal no dia 24.04.19, com reflexos diretos e imediatos tanto na sede da Seccional, em Belém, como nas oito Subseções do interior (Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal, Redenção, Paragominas, Tucuruí e Itaituba).

2. Tão logo o problema ocorreu, e tendo sido dimensionada sua extensão e gravidade, a Diretoria do Foro informou que os prazos seriam suspensos mediante portaria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília (DF).

3. Os problemas, de acordo com relatos da área técnica do TRF1, decorreram de falha em um equipamento chamado Storage, que armazena todo o banco de dados da Seção Judiciária.

4. A equipe da Seção de Equipamentos Corportativos (Seeco) adotou imediatas providências junto ao fabricante do equipamento, ao mesmo tempo em que a Seção de Banco de Dados (Seban) iniciou as verificações inerentes ao banco de dados Oracle, detectando sua corrupção lógica.

5. A análise local do Storage pelo fabricante foi realizada no dia 24, ocasião em que foram coletados os logs do equipamento e analisadas outras falhas. Nessa ocasião, a indisponibilidade dos serviços de TI já era total. O suporte prosseguiu no decorrer do dia 25 de abril, detectando-se também registros de instabilidade elétrica e inversão de fibras. Nesse momento, os diversos serviços de TI foram restabelecidos, com exceção do banco de dados.

6. Baseado nos registros de instabilidade elétrica, a equipe técnica local fez uma criteriosa verificação nas instalações do edifício-sede, detectando inversão de fase em diversas tomadas elétricas que provavelmente seriam a origem dos registros de instabilidade e falha de componentes.

7. Sob orientação da equipe do TRF1, o datacenter foi novamente desligado para adequação da instalação elétrica, o que veio a ser realizado dia 01.05,19. Após religamento, todos os eventos de falha registrados no Storage foram automaticamente corrigidos. Mesmo assim, a intenção de sua substituição foi mantida pela equipe de suporte, mantendo-se como prioritárias, no entanto, várias ações de recuperação das bases de dados.

8. Durante os eventos, e provocado pela necessidade de restauração do backup, a área técnica observou que, eventualmente em decorrência das falhas e desligamento, a base de dados da solução de backup foi igualmente corrompida. De imediato, a equipe da Seeco iniciou procedimentos para restabelecer os serviços. Tais ações foram conduzidas no decorrer do dia 2 de maio, sendo que, no início da noite, foi realizada tentativa de restauração do backup de Marabá para testes. No início do dia 03, foi detectada falha do procedimento e reiniciados os procedimentos de restabelecimento do serviço, com apoio da empresa de suporte.

9. No decorrer do mesmo dia 03 de maio e durante os procedimentos de suporte, a comunicação com a Seccional foi interrompida abruptamente, motivada por falha em um dos nobreaks. Embora não tenha acarretado desligamento do Storage e dos servidores, essa ocorrência acarretou desligamento do roteador responsável pela comunicação com o TRF1, bem como o desligamento de um dos Switches da rede iSCSI. A interrupção da rede iSCSI provocou a queda da comunicação do servidor de backup com o Storage e prejuízo para os procedimentos de recuperação que se encontrava em curso, requerendo reinício de todo procedimento quando do restabelecimento das comunicações.

10. No dia 04 de maio, um sábado, servidor da Seeco, acompanhado da equipe da empresa de suporte, dedicaram-se à recuperação do ambiente do backup. A partir daí, o sequenciamento de ações passou a ser o seguinte: seguimento da tentativa de recuperação do servidor de backup. Não sendo obtido êxito, o servidor será refeito e iniciada a importação do catálogo de backup, atividade demorada e que deve consumir por volta de dois dias. Sendo a ação exitosa, será comandada a restauração do banco de Marabá, de tamanho menor e que irá propiciar validação do backup, homologação dos procedimentos de restauração por parte da Seban e estimativa de tempo para posterior restauração do banco de dados de Belém. Após êxito na restauração do backup do banco de dados de Marabá, início dos procedimentos de recuperação do backup do banco de dados de Belém, para posterior ação por parte da Seban.

Com esses esclarecimentos, a Seção Judiciária do Pará pretende ressaltar que sua Administração, em nenhum momento sequer, quedou-se inerte diante da gravidade dos problemas que se apresentaram a partir de 24 de abril e da necessidade urgente de saná-los.

Ao contrário, a Administração tem-se mostrado proativa desde o primeiro momento em que os problemas se manifestaram. Assim é que toda a área técnica, tanto em âmbito local - através do Núcleo de Tecnologia da Informação (Nutec) da Seção Judiciária do Pará -, como no âmbito do TRF da 1ª Região, através da Secretaria de Informática (Secin), além das empresas terceirizadas que prestam serviços ao Tribunal, mantém-se mobilizada para a correção definitiva dos problemas pendentes.

Registre-se, inclusive, que servidores têm trabalhado incansavelmente, inclusive aos finais de semana e até de madrugada, todos empenhados na complementação de serviços de restauração completa do sistema, que são complexos e exigem procedimentos minuciosos e de extrema habilidade técnica para se mostrarem plenamente exitosos.

A Seção Judiciária do Pará, como já externado em nota divulgada neste portal, reitera que os problemas aqui narrados não estão causando prejuízos nem às partes, nem a seus defensores legitimamente constituídos, eis que medidas urgentes continuam a ser apreciadas normalmente e o PJe (Processo Judicial Eletrônico) também continua funcionando, bem como o plantão judicial. Portanto, é inequívoco que não há que se falar em perecimento de direito em decorrência dos problemas aqui narrados.

Por fim, a Seção Judiciária do Pará, em todos os níveis de sua Administração, reafirma que continuará empenhada em restabelecer os serviços informatizados com a maior brevidade possível, satisfazendo assim as expectativas de todos os seus jurisdicionados, que sempre desfrutaram, na Justiça Federal, de serviços pautados pela celeridade e eficiência.


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