Magistrados da Seção Judiciária do Pará deram as boas-vindas, nesta segunda-feira (13), a quatro juízes federais substitutos que começam a atuar em Belém. Os novos magistrados estão entre os 45 aprovados no XVI Concurso para Juiz Federal Substituto da 1ª Região, que abrange o Pará e demais Estados da Região Norte, além de Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
Os juízes federais substitutos Henrique Jorge Dantas da Cruz, Camila Martins Tonello e Thiago Rangel Vinhas entraram em exercício na terça-feira (07) e foram apresentados, inicialmente, aos diretores de Núcleos da Seccional. Nesta segunda-feira, assinou o termo de exercício o juiz Guilherme Osorio Pimentel.
Henrique Jorge Cruz vai atuar na 1ª Vara Federal, em vaga decorrente da remoção do juiz federal substituto Rafael Lima da Costa. Camila Tonello exercerá suas funções na 11ª Vara, na vaga da juíza federal substituta Marianne Bezerra Sathler Borré, que foi removida. Thiago Vinhas entrou em exercício na 10ª Vara, em substituição ao juiz federal substituto Rafael Franklim Bussolari. Guilherme Pimentel atuará na 8ª Vara, em vaga decorrente da promoção do juiz federal Bernardo Tinôco de Lima Horta.
Empossados no dia 4 de novembro de 2016, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, os 45 novos juízes federais substitutos participaram no próprio TRF1, de 7 de novembro a 24 de janeiro deste ano, do Curso de Formação Inicial de Juízes Federais Substitutos, promovido pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf).
O diretor do Foro da Justiça Federal no Pará, juiz federal Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes, ressaltou a satisfação da Seccional do Pará em contar com novos juízes que vão somar seus esforços para dar seguimento a milhares de processos que tramitam na Justiça Federal em Belém.
O juiz federal José Airton de Aguiar Portela, que preside as Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais do Pará e Amapá, destacou que os novos magistrados vão encontrar em Belém uma cidade que traduz a hospitalidade de todos os paraenses.
Os quatro juízes se apresentaram aos colegas, agradeceram a acolhida que estão recebendo no Pará e manifestaram satisfação por terem sido lotados em Belém como a primeira cidade em que passarão a atuar como magistrados federais.
Qualificações - Natural de Salvador (BA), Thiago Vinhas é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em Direito do Estado. Antes da magistratura federal, foi analista processual do Ministério Público da União (2010 a 2013) e procurador da Fazenda Nacional (2013 a 2016).
Henrique Jorge Cruz é paraibano de Campina Grande e se graduou na Universidade Federal da Paraíba. É pós-graduado em processo civil e já ocupou os cargos de assessor do Tribunal de Justiça da Paraíba de 2005 a 2007 e procurador federal (AGU) de 2007 a 2014.
Camila Tonello é paulista de Ribeirão Preto, graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em Direito Constitucional Contemporâneo. Antes de ser magistrada federal,trabalhou na advocacia privada, nas áreas cível e trabalhista, bem como foi conciliadora voluntária na Justiça Estadual do Paraná.
Nascido em Nova Friburgo (RJ), Guilherme Osorio Pimentel graduou-se pela Universidade Federal Fluminense em 2010. Antes de ingressar na magistratura federal, foi técnico administrativo do MPU (2007 a 2013) e analista judiciário do TRT/RJ (2013 a 2016). Esse foi o primeiro concurso que prestou para a magistratura federal.
*****************
Na foto do alto, os novos juízes federais substitutos Henrique Cruz, Camila Tonello, Guilherme Pimentel e Thiago Vinhas
Nas outras duas fotos, magistrados da Seção Judiciária que participaram da recepção aos novos colegas