Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/06/2018 18:00 -

Seção Judiciária sob nova direção nos próximos dois anos

Seção Judiciária sob nova direção nos próximos dois anos

Os juízes federais Carina Cátia Bastos de Senna e José Airton de Aguiar Portela assumiram na sexta-feira, 1º de junho, os cargos de diretora e vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Pará. O ato solene de declaração de posse foi realizado na tarde desta segunda-feira (04), com as presenças de magistrados que atuam em Belém e demais diretores de varas e núcleos da Justiça Federal.

Designados para os cargos através da Portaria nº 5961137, assinada no dia 4 de maio pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Carlos Moreira Alves, os dois magistrados vão dirigir a Justiça Federal no Estado durante o biênio 2018-2020, dando seguimento à gestão do juiz federal Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes.

O ex-diretor do Foro agradeceu o apoio dos colegas magistrados e dos servidores do setor administrativo, desejou boa sorte aos novos dirigentes da Seccional do Pará, mencionou a grande experiência que Carina Senna e José Airton já possuem e disse estar convicto de que a nova gestão estará à altura das melhores expectativas de todos.

Sérgio Guedes também recebeu das mãos do diretor da Secretaria Administrativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues, uma homenagem como forma de reconhecimento dos servidores pelos seus dois anos à frente da direção do Foro. A placa entregue ao magistrado registra o seguinte: “Os servidores lotados na área administrativa da Seção Judiciária do Pará, ao tempo em que agradecem a confiança depositada ao longo de seu mandato na Diretoria do Foro, congratulam-se com V. Exa. pela dedicação, envolvimento, espírito participativo e, principalmente, pela liderança, virtudes demonstradas amplamente em sua gestão no período 2016/2018.”

A juíza Carina Senna disse que recebe com satisfação seus novos encargos de dirigir a Justiça Federal no Pará, mas não desconhece que há desafios pela frente. “Todos sabem que vivemos sob severas restrições orçamentárias. E talvez os próximos dois anos sejam até mais difíceis do que o biênio 2016-2018, mas estou certa de que, com a colaboração de todos, de meus colegas magistrados, dos servidores da Seccional e dos terceirizados, conseguiremos superar as dificuldades que eventualmente se apresentarem”, disse a nova diretora do Foro.

A magistrada elogiou a gestão do juiz federal Sérgio Guedes, ressaltando sobretudo seu perfil democrático, expressado na forma como conduziu a Justiça Federal no Estado no último biênio. “Acho que a Seção Judiciária do Pará, no aspecto administrativo e organizacional, já atingiu um nível dos melhores. Quanto a isso, não há preocupação. Acho, portanto, que teremos agora de comear a cuidar melhor das pessoas. Precisamos criar um ambiente harmonioso para fazer com que todos se sintam bem em seu ambiente de trabalho”, destacou Carina Senna.

Atividades - Mestranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa/Portugal, a nova diretora do Foro é graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001) e pós-graduada em Direito do Estado pela Fundação Faculdade de Direito - UFBA (2006/2007). Atualmente, exerce o cargo de juíza federal da 12ª Vara Federal e coordenadora da Central de Mandados (Ceman), em Belém. Leciona Direito Constitucional e Prática Jurídica na Faculdade do Pará e - FAP/Estácio e Direito Previdenciário e Prática Previdenciária na Pós-Graduação da FAP/Estácio.

Carina Senna já foi procuradora do Estado da Bahia e lecionou Direito Constitucional no Centro Integrado e no Instituto Mantenedor de Ensino Superior, ambos também da Bahia. Ministrou as cadeiras de Direito Constitucional e Seguridade na Faculdade do Maranhão (Facam) e foi professora do curso de Especialização em Direito Processual, Pós-Graduação lato sensu, ministrando a disciplina Processo Constitucional na Faculdade Maurício de Nassau, em Recife (PE).

Na magistratura federal há 15 anos, o novo vice-diretor do Foro, José Airton de Aguiar Portela, é ex-analista, ex-advogado, ex- procurador federal e ex-advogado da União. Atuou como juiz federal substituto nas Seções do Distrito Federal e do Pará (Belém e Santarém). Como juiz federal titular, atuou nas Seções do Amazonas (Manaus) e Pará (Belém e Santarém).

José Airton Portela também exerceu as funções de diretor do Foro interino por 1 ano e 6 meses, no período de 2005 a 2006. Atualmente é o primeiro relator da Segunda Turma Recursal do Pará e Amapá, instância que julga recursos das decisões dos Juizados Especiais Federais. Autor do livro “Manual de Direito Constitucional - Volumes I e II”, o magistrado é especialista em Direito Ambiental e Políticas Públicas e doutorando em Ciências Jurídicas.

*****************

Na foto do alto, a diretora Carina Senna e o vice-diretor José Airton Portela

O juiz federal Sérgio Wolney Guedes é homenageado com uma placa entregue pelo diretor da Secad, José Luiz Miranda Rodrigues


46 visualizações