Os juízes federais Wellington Cláudio Pinho de Castro e Ronaldo Castro Desterro e Silva, respectivamente titulares da 4ª e 8ª Varas, são os novos diretor e vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Pará desde o dia 1º deste mês. Ambos foram eleitos em sessão extraordinária do Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no dia 4 de junho passado. Wellington sucede o juiz federal Edison Moreira de Grillo Júnior, que era o diretor do Foro desde abril do ano passado.
Na mesma sessão em que foram escolhidos os diretores e respectivos vices das seções judiciárias, o Conselho de Administração do TRF da 1ª Região elegeu os diretores das quatro subseções. Em Santarém, continuará à frente da Vara local o juiz federal Francisco de Assis Garcês Castro Júnior. Em Marabá, permaneceu o juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad. Em Marabá e Castanhal, respectivamente, os diretores são os juízes federais Antônio Carlos Almeida Campelo e José Valterson de Lima.
Maranhense de São Luís, Wellington Castro foi servidor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Maranhão de novembro de 1989 a dezembro de 1998. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1995. De janeiro de 1998 e dezembro de 1999, atuou como procurador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Pernambuco e no Maranhão.
Wellington Castro assumiu como juiz federal substituto, na Vara de Imperatriz (MA), em 7 de dezembro de 1999. Em 2002, foi removido para São Luís (MA), aí permanecendo até dezembro de 2005. Em janeiro de 2006, chegou a Belém para ser o titular da 4ª Vara Federal, onde permanece até agora. O magistrado fez especialização de 360 horas em Direito Previdenciário, na Universidade de Brasília (UnB), e participou de um curso de Inteligência Financeira, promovido pelo TRF-1ª Região.
O diretor do Foro tem a função de administrar a Justiça Federal nas cidades que estão sob a jurisdição da Seção ou Subseção Judiciária por ele dirigida. O mandato dos novos dirigentes se encerra em abril do próximo ano.