A juíza federal Carina Senna, diretora do Foro da Seção Judiciária do Pará, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (21) com servidores, estagiários e colaboradores dos JEFs para apresentar suas despedidas da Coordenação do Juizado Especial Federal (Cojef) no Estado. A partir de 26 de junho, a função de coordenado passará a ser exercida pelo juiz federal da 8ª Vara, Mauro Henrique Vieira.
A magistrada apresentou ao novo coordenador as instalações do setor de Atermação - que atende diretamente o jurisdicionado que vem à Justiça Federal para protocolar uma ação -, da Central de Perícias e do espaço destinado ao convênio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) com as instituições de ensino superior. Ela também aproveitou para agradecer a colaboração de todos os servidores e colaboradores lotados no Núcleo de Apoio à Coordenação de Serviços de Atividades Destacadas (Nucod).
Carina Senna referiu-se especialmente à importância da integração entre a Direção do Foro e a Coordenação dos Juizados, no biênio 2016/2018, o que contribuiu de forma decisiva, conforme ressaltou, para viabilizar mudanças agendamento prévio para as atermações, iniciativa que imprimiu maior organização e eficiência tanto para quem atende como para quem é atendido. O juiz federal Mauro Henrique Vieira elogiou a dinamismo de sua antecessora, parabenizando-a pelo desempenho à frente da Cojef-PA.
Durante as despedidas, servidores, estagiários e colaboradores lotados no Nucod do JEF manifestaram por escrito, numa mensagem, seus agradecimentos à juíza Carina Senna, ressaltaram a dedicação ao diretor do próprio Nucod, Ednilson de Jesus Silva, e deram as boas-vindas ao novo coordenador, Mauro Henrique Vieira.
Mudanças - A mensagem destaca que a magistrada sempre foi sensível às dificuldades existentes e se empenhou para viabilizar mudanças que melhoraram bastante o atendimento aos jurisdicionados que procuram os JEFs. “Como é sabido, muitas pessoas, por questões sociais difíceis, sequer tem bem noção do que aqui vem fazer e/ou encontrar, creditando a quem os recebe a confiança no sentido de ver iniciado da melhor forma possível o caminho rumo ao objetivo por elas pretendido. Atender ao público não é tarefa fácil, muitas vezes estressante; por outras até exposta a alguns riscos. Entretanto, o trabalho enche-nos de grata satisfação e temos o dever de bem realizá-lo”, diz a mensagem.
Servidores, estagiários e colaboradores ressaltaram ainda que mudanças como o agendamento no setor de Atermação e alterações nas rotinas relacionadas à Central de Perícias contribuíram bastante para imprimir maior celeridade aos serviços e otimizar o atendimento.
“Pessoas normais produzem resultados normais. Pessoas diferentes produzem resultados extraordinários. Por isso que nesses últimos dois anos é louvável destacar o quanto o Juizado Federal tem prosperado com as inovações que hoje fazem do Nucod o que é. A coordenação que hoje se torna direção levará à frente não apenas novas ideias e gestão, mas a consideração com o humano por trás do funcional”, enfatizou a mensagem.