12/05/17 16:39
Na foto, o juiz federal Antônio Carlos Campelo, ao lado do juiz substituto, Gilson Jader Filho, seguido do juiz federal Diretor do Foro da SJPA, Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes, e dos juízes substitutos Mariana Cunha e Jivago de Carvalho.
Sete juízes federais substitutos foram designados para exercer suas funções na Justiça Federal no Pará, três deles em Belém e quatro em municípios do interior. Os novos magistrados foram aprovados, juntamente com 51 outros, na 2ª turma do 16ª Concurso para Provimento de Cargos de Juiz Federal Substituto, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília (DF). As designações foram formalizadas por meio do Ato Presi 234 (veja a íntegra), assinado pelo presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz.
O ato da presidência lotou em varas que funcionam em Belém os juízes federais substitutos Jivago Ribeiro de Carvalho, Gilson Jader Gonçalves Vieira Filho e Mariana Garcia Cunha, que vão atuar, respectivamente, na 3ª, 4ª e 5ª Varas, as duas primeiras criminais e a última de competência cívil.
No interior, a Subseção Judiciária de Santarém, a mais antiga das oito que integram a Justiça Federal no Estado, atuará o juiz federal substituto Felipe Gontijo Lopes, que ocupará a 1ª Vara. No município de Altamira, região do Xingu, a vara única terá o juiz substituto Paulo Mitsuro Shiokawa Neto.
Os novos magistrados Hallisson Costa Glória e Rodrigo Mendes Cerqueira foram lotados, respectivamente, nas Subseções de Redenção e Castanhal.
Para o diretor do Foro da Justiça Federal no Pará, juiz federal Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes, a chegada dos novos magistrados representa um verdadeira conquista para os jurisdicionados desta Seccional e das respectivas Subseções vinculadas, na medida que significa maior celeridade na prestação jurisdicional.
Em janeiro deste ano, após tomarem posse, todos os aprovados no 16ª Concurso para Provimento de Cargos de Juiz Federal Substituto receberam treinamento prático, dividido em 20 módulos, totalizando 496,4 horas/aula, através do curso de formação promovido pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf).
Conheça os novos juízes federais substitutos:
MM. JIVAGO RIBEIRO DE CARVALHO - 3ª Vara
Nascido em Teresina/PI, formado pela Universidade Federal do Maranhão.Teve breve atuação como Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA). Por aproximadamente 10 anos, foi Oficial de Gabinete na Seção Judiciária do Maranhão do TRF 1ª Região.
MM. GILSON JADER GONÇALVES VIEIRA FILHO - 4ª Vara
Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás em 2011, advogou por 4 anos em empresa pública federal (2013-2016) antes de tomar posse como Juiz Federal Substituto do TRF da 1ª Região em 2017.
MM. MARIANA GARCIA CUNHA - 5ª Vara
Nascida em Itajaí/SC, formou-se em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como técnica judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina de 2006 a 2013, com atuação no Tribunal Superior Eleitoral no último ano. Foi analista judiciária no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, de 2013 a 2015, e em seguida, desempenhou atividades no Gabinete da Ministra Isabel Gallotti, de 2015 até janeiro de 2017, como analista judiciária do Superior Tribunal de Justiça, até sua posse na magistratura.
MM. RODRIGO MENDES CERQUEIRA - SSJ de Castanhal
Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará, especialista em Direito do Estado pela Uniderp, foi Assessor Jurídico do Procurador-Chefe do MPF no Estado do Pará, advogado concursado da Petrobras S.A e Procurador Autárquico e Fundacional do Estado do Pará, assumindo a função de Procurador-Chefe da Fundação Cultural do Estado do Pará.
Também foi professor palestrante da Escola de Governo do Estado do Pará e da Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro.
MM. HALLISSON COSTA GLÓRIA - SSJ de Redenção
Natural de Porto Nacional/TO, formado em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com pós-graduação em Direito Público. Atuou como servidor público desde 2005, no Estado do Tocantins, foi Agente da Polícia Federal e Procurador da Fazenda Nacional.
MM. PAULO MITSURU SHIOKAWA NETO - SSJ de Altamira
Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Itapetininga, é Pós-graduado em Direito Constitucional. Atuou na advocacia privada desde sua formação no curso de direito.
MM. FELIPE GONTIJO - SSJ de Santarém (1ª Vara)
Natural de Belo Horizonte/MG, formado na PUC de Minas Gerais, exercia a magistratura estadual no TJCE desde fevereiro de 2016 até o ingresso no TRF 1ª Região. Possui experiência de cinco anos em advocacia privada na área cível.