O Tribunal Regional Federal da 1ª Região autorizou a Subseção Judiciária de Castanhal a fazer um mutirão para acelerar o andamento de 529 processos que precisam de realização de audiências. O esforço concentrado está marcado para o período de 5 a 9 de novembro e vai contar com o auxílio de quatro magistrados lotados na Justiça Federal em Belém.
Segundo o diretor de Secretaria da Subseção, Ramiro Barros de Castro, já estão sendo montadas equipes de trabalho “que vão atuar no sentido de abreviar a prestação jurisdicional, notadamente para os autores de baixa renda da população de 38 municípios da região leste do Estado.”
Inaugurada em 20 de janeiro deste ano, a Subseção de Castanhal tem área de jurisdição que abrange um território total de 66,7 mil quilômetros quadrados. Além de Castanhal, outros municípios-pólos da região, como Bragança, Capanema e Salinas, incluem-se na área de competência da Subseção.
A Vara tem jurisdição sobre os seguintes municípios: Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Curuçá, Garrafão do Norte, Igarapé-Açu, Inhangapi, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Paragominas, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santa Maria do Pará, Santarém Novo, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Tracuateua, Ulianópolis e Viseu.