Diretores do Foro da Justiça Federal no Pará e demais Estados da Região Norte, além de Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Piauí, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal, conheceram nesta terça-feira (29), em Brasília, durante encontro com o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Cândido Ribeiro, as metas da atual Administração do TRF para o biênio 2014-2016.
O presidente anunciou aos diretores do Foro, entre eles o da Seção Judiciária do Pará, juiz federal Arhur Pinheiro Chaves, que uma das principais metas para este ano começará a ser implantada pela área da Tecnologia da Informação, com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
O magistrado destacou ainda a preocupação da Administração com o Pro-Social que, segundo ele, já começou a apresentar os primeiros resultados positivos, com a adoção de medidas como cortes nas despesas, operacionalização da nova regulamentação, alteração sistemática de cobrança da contribuição por faixas etárias, dentre outras. O plano de metas traçado para os próximos seis anos, de acordo com o desembargador, prevê várias mudanças, sobretudo as referentes a publicações administrativas, como o objetivo de reduzir os custos.
Novas varas - Foram debatidas ainda outras prioridades da gestão atual como o fortalecimento das relações institucionais entre o TRF e as Seções Judiciárias, a construção da nova sede do Tribunal, o planejamento estratégico quinquenal, ciclo 2015-2020, o calendário de instalação das novas varas federais, com base na estratégia definida pela Resolução CNJ 198/2014 e a instalação de turmas recursais.
Os diretores das seções judiciárias se mostraram satisfeitos com a iniciativa do presidente Cândido Ribeiro e demonstraram otimismo quanto aos resultados do encontro. Para o juiz federal Artur Pinheiro Chaves, a oportunidade é excelente para “aprimorar a administração das seções, principalmente as como a do Pará, que são isoladas e não têm contato diário com Brasília e têm essa possibilidade de ter um contato menos impessoal com o presidente, com o diretor administrativo e levar as reivindicações locais”.
Também participaram do encontro os juízes auxiliares da Presidência Antonio Oswaldo Scarpa e Cesar Cintra Jathay Fonseca; o diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra; a diretora da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge), Wânia Marítiça Araújo; a diretora da Secretaria do Bem-Estar Social (Secbe), Ionice de Paula Ribeiro; e a diretora da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor), Kátia Regina Ribeiro de Santa Ana.
Seção Judiciária do Pará - com informações da Ascom-TRF-1ª Região