O XVII Concurso Público para Provimento do Cargo de Juiz Federal Substituto, realizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região foi realizado na tarde deste domingo (23), em Belém, e nas capitais de mais 11 estados do País, além do Distrito Federal, unidades sob jurisdição do TRF1. Na Capital paraense, dos 452 inscritos, compareceram 267 candidatos.
A prova, realizada no Centro Universitário Fibra, no bairro de Nazaré, começou pontualmente às 13h e encerrou-se às 18h, conforme previsto no edital. A abertura do lacre dos malotes que guardavam as provas foi acompanhada pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Pará, juiz federal Domingos Daniel Moutinho; pelo diretor da Secretaria Administrativa, José Luiz Miranda Rodrigues; pelos procuradores do Ministério Público Federal (MPF) Alan Rogério Mansur Silva e Nayana Fadul da Silva; e pelos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB/PA) Graça Penelva e Victor Russo.
O concurso está sendo realizado pelo TRF1, por intermédio da Comissão de Concurso, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável por esta primeira etapa, que consistiu em uma prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa do certamente consistirá em provas escritas (discursiva e prática de sentenças),
Vagas - Apesar de o edital prever o provimento de apenas uma vaga e a formação de cadastro de reserva, o Tribunal Região Federal da 1ª Região tem a expectativa de prover as 82 vagas hoje existentes em todos os estados sob sua jurisdição. Para acompanhar o concurso para magistrados, clique neste link.
O último concurso para juízes na 1ª Região, que tem jurisdição sobre o Pará e mais 11 estados, além do Distrito Federal, foi realizado em junho de 2015. Atualmente, a Seção Judiciária do Pará conta com 33 magistrados, entre titulares e substitutos, que atuam em Belém (em 12 Varas e duas Turmas Recursais) e nas Subseções Judiciárias de Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal, Redenção, Paragominas, Tucuruí e Itaituba.