O diretor do Foro da Seção Judiciária, juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, e juiz federal José Alexandre Franco, da 6ª Vara, participam em Brasília, nesta terça-feira, da posse do novo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Jirair Aram Meguerian.
O novo presidente vai dirigir o Tribunal até abril de 2010. Com ele assumirão os desembargadores federais Antônio Ezequiel da Silva, como vice-presidente do TRF, e Olindo Herculano de Menezes, como corregedor-geral da 1ª Região. Jirair sucede a desembargadora federal Assusete Magalhães e vai presidir a Corte até abril de 2010.
O TRF é a instância recursal da Justiça Federal no Pará e tem jurisdição sobre o Estado do Pará e toda a Região Norte, além do Distrito Federal e dos Estados do Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. Territorialmente, entre os cinco tribunais regionais federais, o da 1ª Região compreende a maior área - praticamente dois terços - em todo o País.
A última vez em que o desembargador Jirair Meguerian esteve no Pará foi em março de 2007, quando presidiu os trabalhos de correição ordinária na Seção Judiciária de Belém e nas Subseções de Santarém, Marabá, Altamira e Castanhal. Os desembargadores Olindo Menezes e Antônio Ezequiel também estiveram em Belém recentemente, participando do X Encontro de Juízes Federais da 1ª Região.
Jirair é natural do Cairo – Egito. Brasileiro naturalizado desde 1967, tomou posse em 27 de maio de 1994, promovido por antigüidade. Ingressou na Justiça Federal em 1979, na Seção Judiciária do Rio Grande do Sul. Foi juiz nas Seccionais do Amazonas, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, exercendo, nessa última, a Diretoria do Foro. Atuou, ainda, na Vara Única de Rio Grande (RS), na Vara Única de Uberaba e na Vara Única de Uberlândia.
Antônio Ezequiel foi empossado no Tribunal em 30 de março de 2000, pelo critério de antigüidade. É natural de Barrocas (BA). Tornou-se juiz federal titular em 5 de setembro de 1984. Exerceu a judicatura, inicialmente, na 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Sergipe e, a seguir, na Seção Judiciária da Bahia, primeiramente, na 7ª Vara (Agrária) e, depois, na 3ª Vara. Desde 1996, em virtude de remoção a pedido, exerceu suas atividades na Vara Única de Ilhéus.
Olindo Menezes, baiano de Curaçá, tomou posse como membro efetivo do TRF em 17/02/1995, promovido pelo critério de antiguidade. Sua investidura na Justiça Federal, após aprovação em concurso de provas e títulos, realizado em âmbito nacional pelo então Tribunal Federal de Recursos – TFR, deu-se em 08/03/1982, sendo designado para a 1ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Pernambuco, de onde veio a ser removido para a Seção Judiciária do Estado da Bahia, em outubro do mesmo ano. Na Seccional da Bahia, ocupou a Direção do Foro em 1990.