Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

19/04/2022 14:00 -

Tribunal Regional Federal da 1ª Região tem novos dirigentes

Tribunal Regional Federal da 1ª Região tem novos dirigentes

O desembargador federal José Amilcar Machado assumiu, nesta segunda-feira (18), a presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que tem jurisdição sobre o Pará e mais 12 estados, além do Distrito Federal. Na vice-presidência do TRF1, foi empossada, de forma virtual, a desembargadora federal Ângela Catão Alves. A desembargadora federal Mônica Sifuentes assumiu como corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região.

Transmitido em tempo real ao público, por meio do canal do TRF1 no YouTube, o ato solene de posse conduzido pelo presidente I’talo Fioravanti Sabo Mendes foi realizado com a presença mínima de participantes em razão das medidas preventivas adotadas pelo Tribunal para se evitar a propagação do coronavírus.

I’talo Mendes despediu da presidência agradecendo o apoio recebido durante sua gestão. O magistrado também fez um agradecimento especial ao presidente do Superior Tribunal de Justiça e Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins. “Vossa excelência, ministro Humberto Martins, desde o primeiro dia de seu mandato apoiou este Tribunal. Foi fundamental para a criação do TRF 6ª Região. Foi fundamental para a ampliação deste Tribunal realizando um sonho de mais de 20 anos desta Corte”, disse o desembargador, que desejou sucesso aos novos dirigentes do Tribunal.

Discrição - O desembargador federal José Amilcar Machado afirmou ser uma honra assumir a Presidência do Tribunal e adiantou que pretende ter uma atuação discreta. “Vou agir com cautela e discernimento. Espero que não confundam com omissão, insegurança e politicagem”, afirmou. O magistrado lembrou também das peculiaridades da 1ª Região, ressaltando a questão ambiental, “tema constitucional impostergável e de necessário enfrentamento imediato em todos os quadrantes. Essa sinalização indica que a governança da 1ª Região gera cenários complicados. Por isso que, em gestão integrada, estarão comigo minhas colegas desembargadoras Ângela Catão e Mônica Sifuentes. Somos, portanto, três mineiros a enfrentar o desafio com transparência e bons propósitos”, ressaltou o novo presidente.

Presente à solenidade de posse, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em entrevista à Assessoria de Comunicação Social do TRF1, destacou a importância da Justiça Federal, especialmente a da 1ª Região, que tem sob sua jurisdição cerca de 80% do território nacional. “A Justiça Federal julga casos de extrema importância e que têm repercussão sob o País como um todo, porque são temas ligados a previdência, temas de licitações, ou seja, são temas de ampla gama e que tem reflexos principalmente para Administração do País”, disse Mourão.

Com informações da Ascom/TRF1.

Fotos: Ascom/TRF1


126 visualizações