O Laboratório de Inovação da Justiça Federal do Pará - InnovJus deu início, nesta segunda-feira (15), ao curso “Introdução à Cultura da Inovação”. Ministrado de forma virtual, o evento, programado para se encerrar na quinta-feira (18), pretende capacitar os laboratoristas do InnovJus, que atualmente conta com 12 pessoas, todas voluntárias, dos setores administrativo e das varas, que irão contribuir com ideias e projetos para o Laboratório durante o ano de 2024.
O curso foi aberto pelo juiz federal Paulo César Moy Anaisse, da 8ª Vara, especializada em Juizado Especial Federal (JEF), que aprecia pequenas causas, e tem como instrutores José Fernando Barros e Silva e Jacqueline Braga Pelucci. Coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), com sede em Minas Gerais, José Fernando esteve pessoalmente em Belém no dia 2 de agosto do ano passado, quando fez uma palestra abordando o tema o tema “Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Justiça”, por ocasião do lançamento do InnovJus.
A criação do InnovJus da SJPA teve como base a Resolução CNJ nº 395/2021, que instituiu a Política de Gestão da Inovação, no âmbito do Poder Judiciário, visando ao aprimoramento das atividades dos órgãos judiciários, por meio da difusão da cultura da inovação, com a modernização de métodos e técnicas de desenvolvimento do serviço judiciário, de forma coletiva e em parceria.