A Justiça Federal divulgou, na sexta-feira (17) edital abrindo processo para selecionar estudantes dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, que vão cumprir, em Belém, jornada diária de quatro horas. As inscrições estão abertas no período de 20 a 24 de maio e deverão ser realizadas por meio de formulário eletrônico.
O estagiário receberá bolsa mensal de R$ 1.200, acrescida de auxílio-transporte de R$ 8,00 por dia de atividade no mês. Esses valores são reajustáveis de acordo com a disponibilidade orçamentária da Justiça Federal de Primeiro Grau do Pará. A execução do processo seletivo está a cargo do Núcleo de Gestão de Pessoas (Nucre) desta Seccional, através de Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Seder).
O processo de seleção está regulamentado através de edital da Diretoria do Foro, assinado no dia 15 de maio. A contratação do candidato aprovado e convocado para o preenchimento de vaga está condicionada ao efetivo cumprimento de requisitos quanto ao credenciamento (na data da convocação) da instituição de ensino superior na qual o estudante esteja matriculado, período acadêmico mínimo e máximo, à regularidade da documentação e às condições de saúde física e mental do convocado.
Prova - O edital indica que a prova objetiva será realizada de forma remota, no dia 16 de junho, um domingo. Para os candidatos de todos os cursos, à exceção de Direito, a prova consistirá na resposta a 10 questões, valendo 01 ponto cada questão, envolvendo temas previstos no conteúdo programático que acompanha o edital. Para os candidatos que cursam Direito, serão aplicadas duas provas, uma objetiva (com 30 questões, valendo 01ponto cada), outra discursiva (01 questão valendo 10 pontos).
A pontuação dos candidatos, de acordo com o edital, será feita de acordo com o somatório da nota em cada etapa (objetiva e discursiva), atribuindo-se peso 1 (um) para cada questão da prova objetiva. À prova discursiva será atribuído peso 3. A classificação se dará em ordem decrescente (da maior à menor pontuação entre os classificados) de acordo com a somatória da pontuação obtida nas duas etapas (prova objetiva e discursiva).