O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma onde tramitam processos administrativos no âmbito da Justiça Federal em toda a 1ª Região (Pará e mais 11 Estados, além do Distrito Federal), passará a operar em nova versão a partir do mês de fevereiro. O objetivo é otimizar as funcionalidades, garantindo maior agilidade e eficiência na gestão de processos administrativos.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) informou que, entre as mudanças, estão o aprimoramento do módulo de ouvidoria - canal de atendimento destinado a sugestões, denúncias ou elogios - e a modernização da interface, com implementação de recursos mais intuitivos para o usuário do sistema. As melhorias também alcançarão o SEI-Julgar, que integra o sistema.
Em decorrência dos trabalhos de migração para as novas versões, o sistema SEI ficará indisponível para utilização das 22h do dia 7 de fevereiro às 22h do dia 9 de fevereiro. A interrupção do serviço é necessária para garantir a qualidade e a segurança dos trabalhos.
Versão 5.0 - Desenvolvido e implantado primeiramente a partir de 2009, no TRF da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS), o SEI entrou em funcionamento na 1ª Região no final do ano de 2014. O Sistema agora será utilizado na versão 5.0 e trará diversas novidades que visam otimizar a experiência do usuário, aumentar a produtividade e garantir a segurança das informações.
A nova interface, segundo o TRF1, apresenta um visual mais moderno e intuitivo, com um esquema de cores atualizado que proporcionará maior conforto visual. O menu principal foi alterado para facilitar a navegação e as configurações poderão ser personalizadas de acordo com as preferências do usuário. Além disso, a inclusão de um recurso de arrastar e soltar para upload de arquivos agilizará o processo de inserção de documentos.
No “editor de texto”, agora vai ser possível adicionar comentários em trechos específicos do texto, com controle de visibilidade global (somente unidade ou apenas o usuário que adicionou o documento, facilitando a colaboração e a comunicação). As opções de formatação também foram ampliadas, permitindo a criação de listas e tabelas mais complexas e personalizadas.
O aperfeiçoamento das ferramentas só foi possível graças ao empenho de diversos setores do TRF1, como a Divisão de Negócios do Processo Administrativo Eletrônico (Dipae), a Seção de Banco de Dados (Seban), a Seção de Gestão de Infraestrutura Tecnológica (Segit), a Seção de Redes de Comunicação de Dados (Sered), a Seção de Segurança da Informação Digital (Sesei), a Seção de Softwares Livres (Sesol), a Se ão de Softwares Corporativos (Sesof) e outras unidades da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin).
Com informações da Ascom do TRF1.