Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/11/2022 08:55 - INSTITUCIONAL

Novembro Azul: câncer de próstata e disfunção erétil são temas de evento no TRF 1ª Região

INSTITUCIONAL: Novembro Azul: câncer de próstata e disfunção erétil são temas de evento no TRF 1ª Região

Em celebração ao Novembro Azul, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) promoveu nessa quarta-feira, dia 23 de novembro, a live “Câncer de Próstata e Disfunção Erétil: Prevenção, Medos e Preconceitos”, apresentada pelo médico especialista em saúde sexual masculina Cristiano Grizza Estivalet. Voltado a todo o corpo funcional do TRF1 e seccionais, o evento foi transmitido ao vivo, pelo Microsoft Teams, com o objetivo de disseminar informações e promover a conscientização sobre o câncer de próstata no âmbito do Tribunal.

Cristiano Estivalet é formado pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e especialista em saúde sexual masculina desde 2012. Atualmente, ele é diretor técnico da Clínica Mais Homem, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Saúde Sexual Masculina e criador do método RTOS para tratamento de disfunção erétil, ejaculação precoce e doença de Peyronie (um espessamento fibroso que contrai e deforma o pênis, alterando a forma da ereção).

O médico iniciou sua apresentação falando da problemática para desmitificar a questão da saúde masculina, pois, segundo ele, o homem normalmente espera até o último momento para ir ao médico tratar desse tipo de problema, o que pode ser muito prejudicial. “O homem admite certos problemas de saúde, mas tem dificuldade de falar sobre problemas relacionados principalmente à saúde sexual”, declarou.

De acordo com Cristiano, o câncer de próstata é muito silencioso e normalmente não dá sinais na fase inicial, por isso o médico reforça a necessidade da consulta com o urologista, a realização do toque retal e do PSA (Antígeno Prostático Específico) quando solicitados pelo profissional da saúde para identificação da doença.

Quanto à prevenção do câncer de próstata, o especialista indicou manter uma alimentação saudável, atividade física regular, e, por último, a realização dos exames preventivos a partir dos 40 anos.

“O que fazer para se ter uma boa saúde? Alimentação saudável, atividade física regular e a prevenção. Aos 40 anos, exames de sangue, teste de esteira, endoscopia digestiva e consulta com dermatologista.”, orientou. A partir dos 50 anos, ele orienta realizar os exames mencionados e exames de próstata e de colonoscopia a cada cinco anos. Após os 60 anos, a orientação é realizar avaliação com neurologista e geriatra.

Disfunção erétil - Ao falar sobre disfunção erétil, Cristiano destacou a arteriosclerose, ou seja, o acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias, o que causa obstrução do fluxo sanguíneo, e a redução dos hormônios com a idade como os principais causadores da enfermidade. “A partir dos 30 anos de idade o homem começa a apresentar uma queda lenta nos níveis de testosterona que é mais intensa nos casados do que nos não casados”, afirmou.

Encerrando a Live, Cristiano respondeu às perguntas feitas pelos participantes e agradeceu aos presentes a oportunidade de falar sobre o assunto.

Promoção - A live com o tema “Câncer de Próstata e Disfunção Erétil: Prevenção, Medos e Preconceitos” foi promovida pelo TRF 1ª Região por meio da Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid) em ação voltada à conscientização e à prevenção do câncer de próstata.

A Sevid informa que a palestra estará disponível em breve na página do Tribunal no YouTube.

LC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações