Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/11/2022 09:15 - INSTITUCIONAL

9ª Reunião do CGSsis-Adm debate validação dos critérios de priorização de sistemas a serem desenvolvidos

INSTITUCIONAL: 9ª Reunião do CGSsis-Adm debate validação dos critérios de priorização de sistemas a serem desenvolvidos

Membros do Comitê Gestor de Sistemas de Informação Administrativos (CGSis-ADM) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) se reuniram ontem, dia 7 de novembro, para tratar da validação dos critérios de priorização de desenvolvimento de novos sistemas na 1ª Região e da evolução do sistema da folha de pagamento do Tribunal.

O encontro marcou a 9ª Reunião do Comitê realizada neste ano, que tem como atribuição assessorar o Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (Cogeti) na orientação das ações e investimentos referentes aos sistemas de informação no âmbito da JF1.

A necessidade de atualização dos dados cadastrais de usuários em aplicativos da Microsoft presentes no cotidiano dos colaboradores da 1ª Região também foi discutida pelo grupo, que é presidido pelo diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra.

Validação dos critérios de priorização de sistemas - Dividida em três listas principais, contempladas para cada uma das três unidades da Divisão de Sistemas Administrativos (Disad), a priorização de novos sistemas administrativos a serem desenvolvidos pelo TRF1 segue critérios estratégicos que vêm sendo pensados desde a reunião do Comitê realizada ainda em agosto, na qual foi apresentada a lista atual de demandas de novos sistemas na 1ª Região.

Na lista de priorização a cargo da Seção de Sistemas de Gestão de Pessoas (Sespe), consta apenas a refatoração do Sistema Certidão Concursos, que envolve a candidatura de magistrados a outros órgãos e é um trabalho que atualmente é feito de forma manual, mas existe a possibilidade de automatizar.

Já na lista de prioridades da Seção de Sistemas de Gestão Corporativa (Sesge), são oito os sistemas a serem priorizados, a começar pelo Cronograma Anual de Execução das Contratações (CAC), o que obteve a maior pontuação segundo os critérios adotados.

Por fim, na lista a cargo da Seção de Sistemas Administrativos Setoriais (Seads) há seis sistemas, tendo recebido a maior pontuação o Sistema de Ouvidoria.

Membros da área de Tecnologia da Informação farão levantamento também do tempo previsto para desenvolvimento de cada sistema para ratificação das definições apresentadas. O Comitê, com a participação dos gestores do Sistema, também deverá definir nos próximos encontros critérios de desempate para o caso de sistemas que obtiveram a mesma pontuação de acordo com pontos levantados.

Confira na tabela abaixo a pontuação dos sistemas em cada uma das listas:

Os critérios de pontuação de cada sistema envolvem, entre outros pontos, o prazo de demandas legais, relação estratégica dos projetos, envolvimento de outros órgãos no desenvolvimento do projeto, bem como aplicação de conhecimento já difundido e experiência da equipe no assunto.

Demandas do sistema da folha de pagamento - A diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SECGP) do TRF1, Estela Maria Barbosa da Cruz, explicou brevemente aos membros do Comitê a atual situação da evolução do sistema da folha de pagamento do Tribunal, que possui inúmeras demandas e muitas delas cruciais.

No entanto, tendo em vista o desenvolvimento de um sistema único de recursos humanos, que vem sendo feito pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais, incluindo membros da equipe de TI do TRF1, a diretora da SECGP informou que acredita ser possível revisar as demandas com o objetivo de reduzi-las àquelas mais essenciais, uma vez que a folha de pagamento estará incluída no novo sistema.

Estela Maria Barbosa da Cruz aproveitou ainda a oportunidade para anunciar que em breve o TRF1 receberá, para imersão, servidores de outros órgãos que também atuam no desenvolvimento do novo sistema de recursos humanos a ser utilizado no âmbito da Justiça Federal.

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações