Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/10/2022 08:55 - INSTITUCIONAL

Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação da 1ª Região se reúne para discutir prioridades e contratações

INSTITUCIONAL: Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação da 1ª Região se reúne para discutir prioridades e contratações

Gestores e representantes da Área de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e das 13 seccionais a ele vinculadas se reuniram presencialmente na manhã do dia 25 de outubro, terça-feira, para o encontro bimestral do Comitê de Comitê de Gestão de TI da Justiça Federal da 1ª Região (Cogeti-JF1). A reunião aconteceu no Espaço Orlando Gomes, na sede do TRF1, em Brasília-DF, para tratar de questões atuais envolvendo a TI na 1ª Região, principalmente quanto a necessidades prioritárias e modelos de contratações para o próximo ano.

Após a reunião, os membros do Cogeti-JF1 se organizaram para estarem presentes nas atividades do Expojud, o Congresso de Inovação, Tecnologia e Direto para o Ecossistema de Justiça, que conta com mais de 100 expositores de instituições da Justiça e empresas referência no mercado de tecnologia, incluindo um stand do TRF1.

No Expojud, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) é também finalista do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2022 nas seguintes categorias: Inovação Tecnológica, com o projeto da Subseção Judiciária de Picos (PI), Assistente Virtual Jefinho; e Executivo de Tecnologia, com o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Lúcio Melre da Silva.

Principal área de impacto - Convidado para a abertura da reunião, o diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, destacou o atual papel da TI na Justiça Federal da 1ª Região (JF1), hoje principal área de impacto para que o trabalho seja desenvolvido a contento. “Com o passar do tempo, a informática evoluiu muito e hoje a dependência nossa, com relação a essa parte, é muito grande. O trabalho que vêm desempenhando é um papel muito importante e temos que reconhecer isso”, salientou o diretor-geral. “O excesso de trabalho está em todas as áreas. Mas a questão é que na área de TI o impacto é imediato. Quando o problema afeta essa área, afeta todas”, acrescentou.

Para Carlos Frederico Maia Bezerra, estamos construindo um novo caminho e isso tem um custo, que é cobrado nesse período de transformação e adaptação. “Acredito que com certeza teremos um novo horizonte, que as questões serão estabilizadas e teremos mais calmaria na TI. Mas nesse momento de turbulência, contamos com o trabalho que desempenham para que passemos por tudo isso de forma mais tranquila. E com certeza passaremos”, asseverou o diretor-geral, que ressaltou ainda a complexidade do TRF1, das suas mais diversas características, e o exemplo que as soluções encontradas no Tribunal deixam para outras instituições.

“Estamos hoje com ampliação aqui no Tribunal, de 16 gabinetes, o que envolve um trabalho muito grande, e estamos também com o Tribunal de Minas (TRF6), recentemente criado mas ainda dependente da 1ª Região, e isso influencia muito na ajuda que precisamos oferecer no primeiro grau”, apontou. “Mas contem sempre com o Tribunal. Dentro do possível, estaremos sempre buscando soluções, e as reuniões que o secretário Melre realiza periodicamente é nesse sentido de ouvi-los”, frisou.

Durante o encontro foi passada a palavra para que cada representante expusesse, de maneira particular, as necessidades atuais relacionadas a TI nos seus locais de atuação. Renovação dos switches e reforço de pessoal estiveram entre as principais demandas dos gestores e representantes presentes no encontro. Os pedidos e sugestões foram colhidos pelo diretor da Secin, Lucio Melre da Silva, que avaliou positivamente a conclusão dos trabalhos.

“A gente faz essa reunião do Cogeti-JF1 a cada dois meses, remotamente, e um encontro presencial como esse é sensacional, porque é uma oportunidade para a rever os amigos, os colegas, uma oportunidade para discutir alguns temas relacionados à TI e ao mesmo tempo uma oportunidade para a trazer o pessoal para Brasília para participar do ExpoJud, um evento de TI com foco no Judiciário que com certeza trará grande conhecimento para todos”, afirmou Lucio Melre.

Para o diretor da Secin, a participação do diretor-geral foi muito importante porque trouxe o olhar de quem está na Alta Administração sobre a tecnologia, deixando claro que entende a pressão que a área vem sofrendo em razão da transformação digital pela qual o mundo passa e particularmente o nosso Tribunal.

“O Tribunal cresceu muito rapidamente e conseguiu se adequar e proporcionar aos cidadãos, aos servidores, e jurisdicionados ferramentas tecnológicas que permitam trabalhar mesmo que à distância”, afirmou Lucio Melre. “E o que a gente vê é economia de recursos, na medida em que otimiza processos, rotinas, sistemas, e ao mesmo tempo preocupação também com segurança, porque se está tudo no virtual, aumenta a possibilidade da ocorrência de incidentes. O Tribunal tem investido muito na modernização da infraestrutura, e ultimamente na aquisição de equipamentos de microinformática, como miniPCs, monitores e notebooks, bem como em outras priorizações por parte da Administração que tem sido sentidas por todas as seccionais, como mencionado aqui hoje”, concluiu.

Contratação de soluções de TI - A reunião da Cogeti também foi marcada por uma apresentação geral da Gestão da TI e principais normativos em vigor na 1ª Região, bem como o alinhamento dos comitês aos objetivos estratégicos e táticos de TI para o período de 2021 a 2026. Uma possível nova composição do Cogeti-JF1, que pode ser atualizada a cada dois anos, também foi debatida no encontro, com espaço aberto ainda para apresentação e previsão orçamentária para os próximos períodos.

Por fim, os servidores à frente das diversas áreas da TI do Tribunal apresentaram suas experiências recentes com a contratação de soluções no TRF1, para possibilitar uma visão geral aos gestores das seccionais e reforçarem a disposição em auxiliar no que for preciso.

No encerramento dos trabalhos, o diretor da Secin, em nome de todo o grupo, também manifestou o pesar pelo falecimento da mãe do servidor Lélio Furtado Ferreira, lotado na Subseção Judiciária de Ilhéus, cuja notícia do óbito foi passada ainda durante a reunião.

Participaram presencialmente do encontro representando a TI do TRF1, além do diretor da Secin, os servidores Átila Pinheiro Amorim, Erick Gama Touret de Faria, Giuseppe Dutra, Gleyziene Barreto, Kely Marques Rosa, Gustavo Sanches, Leon Rafael A. Mundim, Luis Alberto Lima da Costa, Mônica Regina Ferreira Rodrigues; pelas seccionais, estiveram presentes Álvaro Antônio Brito Reis (Nutec/SJBA); Mário César de Albuquerque (SJAM); Alex Henriques Molina (Nutec/SMT); João de Souza Lima Filho (Seinf/SJAC); João Carlos Coelho Filho (Seinf/SJRR); Paulo Navarro Lagoinha Fonseca Junior (Nutec/SJAP); Júlio César Pires de Oliveira (Nute/SJDF); Bernardo Wanglon Maia Jr (Nutec/SJMA); Marcelo A. Pinheiro (Seinf/SJTO); Nilson Carlos de Amorim (SJRO), Augusto Silva Tropico Ribeiro (Nutec/SJPA), Raquel Alves Miranda (Seinf/PI) e Renato Vieira Machado (Nutec/SJGO).

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações