Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/10/2022 08:50 - INSTITUCIONAL

Workshop capacita profissionais das bibliotecas das seccionais para atendimento aos gabinetes

INSTITUCIONAL: Workshop capacita profissionais das bibliotecas das seccionais para atendimento aos gabinetes

O treinamento “Técnicas de pesquisa e fontes de informações para atendimento às demandas dos gabinetes”, promovido pela Divisão de Gestão da Informação, Jurisprudência e Biblioteca (DIGIB) do Tribunal Regional Federal da 1 Região (TRF1), foi realizado nos dias 11 e 18 de outubro, via Teams. Participaram do curso bibliotecários e colaboradores das bibliotecas das seccionais.

O objetivo do curso foi capacitar os bibliotecários da Justiça Federal da 1ª Região (JF1) apresentando estratégias de pesquisa eficiente e fontes de produção da informação jurídica para aprimorar e dar mais celeridade ao atendimento prestado aos gabinetes.

Marília de Souza de Mello, diretora da Digib, e Gabriela Pereira de Mello, supervisora da Seção de Atendimento ao Usuário e Pesquisa (Serau),¿foram instrutoras e ficaram bastante satisfeitas com o resultado: “O treinamento e reciclagem são sempre bem-vindos para que¿os bibliotecários atendam com profissionalismo todos os usuários”, afirmou a diretora da Digib.

Para Marília, as constantes alterações na legislação brasileira aumentam rapidamente o¿volume da informação produzida e, consequentemente, acarretam a possibilidade de interpretações jurídicas diversas. Por isso a importância do trabalho da Digib em apoio aos gabinetes.

Nesse mesmo sentido, o juiz federal Newton Pereira Ramos Neto, convocado pelo TRF1, considera que o atendimento prestado aos gabinetes é de extrema relevância, já que a atuação dos¿bibliotecários¿da JF1 está comprometida com o fornecimento de informações rápidas e confiáveis¿para definições de teses jurídicas, tomadas de decisões e fundamentações dos processos nos gabinetes.

“O TRF1 lida com uma diversidade considerável de matérias e há a necessidade de constante atualização doutrinária e jurisprudencial. O suporte da pesquisa é essencial para se possa alcançar uma prestação jurisdicional ao mesmo tempo rápida e de qualidade”, afirma o magistrado.

Novos métodos de trabalho - Márcia Helena Gonçalves Vieira, da Seção de Gerenciamento de Acervo e Memória Institucional (SEGMI), apontou o que mais lhe foi útil. “Eu gostei muito da parte de pesquisa porque trouxe conteúdo novo e complementou o conhecimento da gente”.

Já Maria Solange Grein, do Serviço de Biblioteca (Serbib) da SJMT, explicou os motivos pelos quais considerou o curso proveitoso: “Nos trouxe métodos de trabalho para oferecer a resposta mais adequada, alertou para a importância de ouvir e entender exatamente a necessidade do solicitante e apresentou maneiras de superar as dificuldades na busca de conteúdo”, declarou.

Marília de Souza Melo esclareceu que uma das estratégias ensinadas no curso foi relativa às pesquisas realizadas no Google. Ela alerta que é preciso ter cautela, pois os resultados que aparecem primeiro são definidos pelos algoritmos da plataforma, sendo necessário o acesso de informações jurídicas confiáveis. “Nunca a nossa equipe fornecerá informações de cunho comercial para os usuários. Todas as fontes fornecidas são avaliadas em relação ao produtor e o fornecedor de conteúdo”, garantiu ela.¿¿

GS/CB

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações