Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/10/2022 18:00 - INSTITUCIONAL

Magistrados da 5ª Região falam sobre a experiência na formação de novos juízes durante Fórum da Esmaf

INSTITUCIONAL: Magistrados da 5ª Região falam sobre a experiência na formação de novos juízes durante Fórum da Esmaf
A fim de compartilhar experiências sobre os cursos de formação de novos magistrados realizados no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), o desembargador federal Leonardo Resende Martins e o juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino participaram, nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, do Fórum Jurídico On-line da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf).
No painel “Inovação na formação judicial e formação judicial inovadora”, com mediação do desembargador federal da 1ª Região César Jatahy, os magistrados tiveram um bate-papo abordando o papel da inovação no perfil de novos juízes e juízas.
Leonardo Resende iniciou externalizando a preocupação de unir inovação e formação judicial: “Como romper o paradigma da educação tradicional, que utiliza o conhecimento verticalizado, se valendo de metodologias inovadoras, de modo a favorecer a formação judicial de que precisam os magistrados para enfrentar os desafios da realidade que eles encontrarão?”.
O desembargador federal explicou que, no TRF5, foi adotado novo paradigma de que a formação de novos juízes deveria estar voltada a aptidões e competências que não foram testadas no concurso público e não somente a conhecimento.
Esse novo modelo de formação judicial foi baseado em duas premissas, apresentadas pelo juiz federal Marco Bruno: o oferecimento de uma jurisdição criativa para enfrentar a pobreza extrema e falta de inclusão digital, e a preocupação com o uso ético e estratégico das redes sociais.
O juiz federal explicou que o curso passou a ser dividido em hubs (lugares que agregam vários serviços ao mesmo tempo), que incluem comunicação, inovação, tecnologia, empatia e comportamento. Em cada um desses hubs, foram elaboradas várias ações que pudessem contribuir para a formação dos novos magistrados, a exemplo de estandes para apresentação das unidades da Justiça, oficinas de design thinking, treinamentos para lidar com a mídia e as redes sociais, experiências práticas para se colocar no lugar do jurisdicionado etc.
Legado - Além do curso de formação judicial adotado na Corte da 5ª Região, os magistrados também apresentaram iniciativas de formação continuada, como os cursos Legal AnalyticsLab, Vieses cognitivos e NeuroLab e a especialização “Jurisdição Inovadora para além de 2030”, destinada tanto a magistrados quanto a servidores.
“O principal legado disso é que temos percebido que nossas Varas, Secretarias e Gabinetes se transformaram em ambientes de inovação. Nós nos transformamos a ponto de utilizarmos dois Gabinetes compartilhados, eu e Leonardo. A assessoria dele é minha, a minha assessoria é dele e assim a gente tem conseguido enfrentar os inúmeros desafios que nos estão postos. Chamamos o nosso Gabinete de InovaGab”, relatou o juiz federal Marco Bruno.
Encerrando o painel, o desembargador federal César Jatahy complementou a apresentação dos magistrados afirmando que “na formação inicial, a gente não precisa de mais matéria teórica e doutrinária. Nisso, os colegas aprovados já estão muito bem. O que eles estão ansiosos é pela parte prática”, que é justamente o que traz o modelo de formação judicial do TRF5.
Jatahy finalizou ressaltando que iniciativas como essa reafirmam o quanto os tribunais estão, cada dia mais, buscando aprimoramento ao se utilizarem de novas técnicas e inovações.
Fórum da Esmaf - Esta sexta-feira, 21 de outubro, é o segundo dia de debates do Fórum Jurídico On-line da Esmaf, que reúne a comunidade jurídica para debater temas referente à Justiça Federal no século XXI.
O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal da Esmaf 1ª Região no YouTube, onde fica disponíveis a íntegra dos painéis que compõem o Fórum. Clique aqui para assistir à transmissão do segundo dia.

LS/CB

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações